EXONERAÇÃO DE PROFESSOR ABORRECE O POVO DE SANTANA DE PATOS EM 1925

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O “Minas Geraes” de 11 do corrente [maio/1925] traz a exoneração do professor interino da escola masculina desta localidade, Manoel Rodrigo da Luz, por não observar o programma, fazer defeituosamente e com lacunas a escripturação escolar, por não revelarem aproveitamento os seus alumnos e por haver no estabelecimento completa desordem.

Muito bem. Mas, agora, os nossos homenzinhos, que farão o futuro de Sant’Anna de Patos, e que de todo entregar-se-ão novamente nas garras do analphabetismo, cultivando a vadiagem, quando terão um bom professor – um professor, cujos predicados se opponham aos defeitos de seu antecessor? Os nossos votos para que isto brevemente se realise.

A exoneração teve logar mais de quatro mezes depois da inspecção da escola, pelo regional Sr. J. Gasparino, e isto quando mais do que nunca os habitantes desta localidade se achavam animados de boa vontade para com a escola e concorriam largamente e satisfeitos para a Caixa Escolar “Professor Gasparino”, fundada quando da conferencia publica deste e de que o professor é membro fundador; quando os chefes de familia nunca foram tão promptos para que seus filhos frequentassem a escola; quando os alumnos pobres, cheios de contentamento, começavam a receber seus uniformes fornecidos pela Caixa, e quando o desordeiro e improficuo professor, luctando, ainda com a super abundancia de material didacto, com a optima acommodação offerecida pela salla escolar, recebia de seus alumnos uma dezena de cadernos trimestraes das materias dos respectivos cursos.

Que ingratidão de sorte!

O mencionado regional, que nos dias da inspecção da escola deu duas aulas-modelos, posteriormente, prestou, por vezes, o seu apoio e animação ao professor no seu prosseguimento dos trabalhos, havendo declarado, ha pouco, a uma pessoa desta localidade que o seu relatorio não podia motivar uma exoneração, e que esta não podia dar-se (como finalmente deu-se) sem o professor receber antes uma admoestação do Secretario do interior.

Agora, digam là os sabios da Escriptura que mysterios são esses da natura?

Um Santannense.

* Fonte: Texto publicado com o título “Um trecho da ‘historia’ do ensino em Sant’Anna de Patos” na edição de 31 de maio de 1925 do Jornal de Patos, do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH)a do Unipam.

* Foto: Colame.net.

Compartilhe