NOTAS DE “O TRABALHO” EM AGOSTO DE 1905

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

– Seguio no dia 3 com destino a Capital Federal, o honrado collector desta cidade major Antonio Dias Maciel Junior.

– Tem continuado com relativa regularidade os trabalhos da capella do Rosario, que desde já vae apresentando um aspecto mais attrahente e bello. Espera-se que com os donativos da população desta cidade, se consiga dentro em breve terminal-a, ficando assim a nossa cidade dotada de mais um pequeno, porem bello templo¹.

– Completou no dia 7 d’este mais um anno de existencia, o estimado professor desta cidade Mudesto de Mello Ribeiro².

– É animador o aspecto que apresenta a nossa cidade, mormente aos olhos dos que a visitarem pela primeira vez, pois parece terem-se concertado quasi todos os proprietarios, em ao mesmo tempo melhorar a frente se suas casas.

– Chegou em dias d’este mez da Capital federal, o importante e conceituado negociante d’esta praça, major Sesostres Dias Maciel.

– A Camara Municipal d’esta cidade fez aquisição de uma machina de tirar formigas, com o fim de fazer a extincção dos formigueiros, na zona do patrimonio municipal. Somos informados de que, logo após a reunião da camara, será determinado o mínimo do quantum por que a camara fará a extincção dos formigueiros em terrenos particulares, dentro do perimetro da cidade.

– Chegado a 8 de Goyaz e seguindo a 9 para Lagoa Formosa, onde reside, esteve entre nós o Sr. Benjamin Corrêa da costa.

– Estiveram entre nós mais os cavalheiros: Cel. Christiano José da Fonseca residente em Lagoa Formosa e o Sr Saturnino Salathiel dos Santos residente na visinha cidade do Carmo do Parnahyba.

– Vindo de S. Antonio dos Tiros, com sua Exma. familia, fixou residencia entre nós o sr. Fortunato Pinto da Cunha. Damos parabens á cidade de Patos por contar hoje em seu seio tão distincto membro, que com as multiplas aptidões de que é dotado, muito pode fazer em prol do progresso deste municipio, como desde já o começa a provar com a publicação do “Trabalho”, prestando assim todo o seu apoio ao director deste trabalho, que desde muito tinha em vista a publicação de um jornal nesta cidade³.

– A companhia do Circo Pavilhão Mineiro deu nas noutes de sabbado e domingo ultimos dous espectaculos que muito agradaram. Na noite de sabbado foi levado á scena diversos trabalhos, sobresahindo-se entre elles os Anneis Aereos, pelo artista J. Villela, que muito se distinguio, a pantomina Salteadores da Calabria, onde o mesmo artista revelou-se um chefe correcto.  No espectaculo de Domingo houve o difficil e bello trabalho de barras pelo artista Villela e o de força de dentes pelo director S. Dias que foram muito aplaudidos. Terminou com a pantomina Goiaba […] que sobremaneira agradou a numerosa platéia4.

* 1: Leia “Histórico da Igreja do Rosário”.

* 2: Modesto de Mello Ribeiro nasceu em 08 de agosto de 1871. Portanto, estava completando 34 anos de idade. Faleceu em 21 de setembro de 1929, aos 58 anos de idade.

* 3: Leia “1.º Jornal – O Trabalho” e “A Volta de O Trabalho”.

* 4: Nesta primeira edição do jornal O Trabalho foi publicado um anúncio do Circo Pavilhão Mineiro. O Circo, com certeza, estendeu sua permanência na cidade. Veja o anúncio em “Circo Pavilhão Mineiro – 1905”.

* Fonte: Texto publicado na coluna Noticiario da 1.ª edição do jornal O Trabalho, de 15 de agosto de 1905, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Capa da 1.ª edição de O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe