PRAÇA DOM EDUARDO VISTA DA TORRE DA MATRIZ EM 1970

Postado por e arquivado em DÉCADA DE 1970, FOTOS.

Durante as festividades da 11.ª Festa do Milho, João Lucas Ribeiro Borges, num arroubo de animação, subiu ao local mais alto da torre da Catedral de Santo Antônio e registrou esta bela imagem. Era o dia 25 de maio. Ao fundo da praça, as residências do Dr. João Borges e Professor Modesto de Mello Ribeiro. Vemos a antiga Cadeia, a Avenida Paracatu e a Igreja do Rosário. No descampado verde à direita existiu uma lagoa, onde, em suas margens, surgiu o Sítio Os Patos, que deu origem a Patos de Minas¹. Esta lagoa ia desde os fundos do HNSF até as imediações da Cadeia, sendo o Bairro Rosário (antigo Bairro da Lagoa) ligado à cidade pela ponte da Cadeia, senão os habitantes teriam que dar a volta pela Rua Major Jerônimo para atingir o centro.

* 1: Leia “Lagoa do Sítio Os Patos”, “Panorâmica na Década de 1940 com a Antiga Matriz, a Cadeia, a Igreja do Rosário e a Lagoa dos Patos” e “Panorâmica na Década de 1940 com a Lagoa dos Patos”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: João Lucas Ribeiro Borges, publicada no livro Patrimônio de Santo Antônio: Do Sítio ao Templo, de Sebastião Cordeiro de Queiroz.

Compartilhe