DALLA LANÇA O 1.º CD: VIAJAR NO AZUL

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

Se é verdade que a vida é a arte do encontro, como dizia o poetinha Vinícius de Morais, o cantor e compositor Dalla finalmente reencontrou-se com os bons espíritos. Envolvido de corpo e alma na produção de seu primeiro CD, Viajar no Azul, ele foi sacudido por fatos trágicos, quando perdeu os pais e um irmão em acidentes automobilísticos ocorridos em curto espaço de tempo, justamente no período em que concluía um sonho de 20 anos. Aos 41 anos, Dalla já é um músico reconhecido regionalmente, desde os tempos em que participava de festivais pelo interior das Gerais. Em Patos de Minas, seu repertório repercute como um trabalho artístico incomparável tanto na riqueza melódica quanto pela poesia que aflora em suas músicas. Tudo isso reflete no CD lançado pelo cantor. São 14 faixas muito bem elaboradas, que misturam rock, pop, blues e baião, numa salada de ritmos que abre espaço até para o folclore, com batidas típicas que lembram os batuques de congado. Nada disso, porém, faz do disco uma peça provinciana ou puramente regionalista. Pelo contrário, Viajar no Azul é um CD moderno e contemporâneo, que enquadra-se perfeitamente no contexto atual da música popular brasileira.

Feras no Stúdio – Toda sensibilidade de Dalla foi magistralmente enriquecida com a participação de grande músicos na produção de Viajar no Azul. Produzido pela gravadora Bemol, em Belo Horizonte, o cantor reuniu várias feras no stúdio para dar ao disco o tom profissional que surpreende pela qualidade de todas as suas faixas. Além dos amigos do Grupo Carambola, responsáveis pelo back-vocal, também participaram das gravações os músicos Ivan Corrêa, atuando como diretor artístico e arranjador, Taquinho Noronha, Marcel De Brot, Marcus Viana, Anízio Dias e Sérgio Moreira.

Viajar no Azul conta ainda com a participação de Chico Amaral, principal figura do Skank, Ricardo Fiúza, músico que acompanha Fernanda Abreu e Lincoln Cheib, baterista do Milton Nascimento.

Tema Ecológico – O próprio Dalla revela que Viajar no Azul tem a ecologia como um ponto de interligação entre todas as suas faixas. Isto fica evidente nas músicas que compõem o CD, principalmente nas letras de Natureza Morta, Marcas do Mato e Rio Danado, a homenagem do cantor ao Rio Paranaíba. A ecologia urbana também está contida na música O homem ou a máquina, na qual, Dalla interpreta com maestria a poesia melódica de Luiz Esteves.

Uma faixa incluída no CD Viajar no Azul chama a atenção pela riqueza poética e musical. A música em questão é Pedras que rolam, composta por Dalla e Marcel De Brot, bela homenagem a Bob Dylan, Rolling Stones e Beatles. A faixa inclui trechos das músicas Here, there and every where, de Lennon e McCartney e da antológica Like a Rolling Stones, de Bob Dylan. Esta fusão transforma Pedras que Rolam numa das músicas mais bonitas de Viajar no Azul, além da própria faixa que intitula o CD.

Projeção Nacional – Antes de sair do forno, o primeiro CD de Dalla já esgotou praticamente as mil unidades impressas. Os produtores do disco conseguiram vender 160 exemplares antecipados. Mais 150 CD’s serão distribuídos para divulgação na mídia e a Waber Som, que venderá o disco com exclusividade, encomendou mais 500 unidades. “Acho que teremos de prensar mais uns mil CD’s, diz Dalla.

O cantor não esconde que espera alcançar projeção nacional com Viajar no Azul. Para isto, ele pretende recorrer a amigos que atuam em rádios e outros meios de comunicação em várias capitais. São pessoas que já conhecem o seu trabalho e que receberão o CD de brinde para divulgar em programas de rádios com grande audiência em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. “Minha grande viagem agora será, mostrar o meu som por esse país afora”, empolga-se o cantor.

FICHA TÉCNICA DO CD

Produção: Dalla e Ivan Corrêa
Direção Artística: Ivan Corrêa
Direção Executiva: Civuca Costa
Coordenação de produção: Dalla
Arranjos de Base: Ivan Corrêa
Arranjos Vocais: Civuca e Dalla
Gravado e Mixado nos Estúdios Bemol/BH (1995)
Prensagem e Masterização: Sonopress/SP
Engenheiros de Gravação e Mixagem: Dirceu Cheib, Ricardo Cheib e Ivan Corrêa
Assistente de Mixagem: Dalla e Civuca Costa
Arte/Capa: Sílvia Araújo
Programação Visual: Paulinho Parc
Fotos: Giovanni Pereira
Contato: Patrícia Maciel (034) 821 2842

FAIXAS

01 – NATUREZA MORTA (Dalla)
02 – COMO PERIGO (Dalla/Wander Porto)
03 – QUALQUER RUÍDO (Dalla/Wander Porto)
04 – SEMPRE-VIVA (Dalla/Dennis de Lima)
05 – PEDRAS QUE ROLAM (Marcel De Brot/Dalla)
06 – MARCAS DO MATO (Dalla/Wander Porto)
07 – RIO DANADO (Dalla)
08 – BLUES BRASILEIRO (Dalla)
09 – RODA DO DESTINO (Ivan Noé Baeta/Wander Porto
10 – O HOMEM OU A MÁQUINA (Luiz Esteves)
11 – VIAJAR NO AZUL (Dalla/Walder Porto)
12 – SACRIFÍCIO (Dalla/Wilson Pereira)
13 – TRÊS POTES  (Dalla)
14 – RAYBAN (Dalla/ Antônio de Pádua e Silva)

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “A Grande Viagem: Dalla lança Viajar no Tempo” na edição de dezembro/1995 do revista Diga, do arquivo de Luis Carlos Cardoso.

Compartilhe