ESTRADA PARA O POVOADO DE ALAGOAS: CONSTRUÍDA EM 10 DIAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Uma prova de vigor e força de vontade do nosso povo, é a estrada de automovel recentemente construida desta Cidade para o povoado de Alagôas em 10 dias apenas.

Em dias do mez de Agosto p. passado [1925] trocavam-se idéas entre pessôas progressistas sobre a construcção de uma estrada de automoveis desta Cidade ao povoado do Pantano.

No dia 30 do mesmo mez o Sr. Virgilio Borges querendo resolver logo a questão, convidou o Revmo. Conego Fleury e os Srs. Abdias Caldeira Brant e José Gonçalves de Amorim para um passeio de automovel pela linha de Catiára afim de se estudar o ponto de onde deveria partir o ramal do Pantano.

Entre os kms. 8 e 9 fizeram parar o auto, desceram, examinaram o terreno e assignalaram uma arvore que seria o marco inicial da nova estrada. Voltaram á  Cidade satisfeitos e enthusiasmados.

Annuncia-se logo em seguida a vinda de D. Antonio Lustosa, cujo programma encerrava tambem uma visita ás Capellas de Alagôas e Pantano.

E os srs. Virgilio Borges e Abdias Caldeira Brant resolveram:

“Havemos de levar o Sr. Bispo de automovel, ao menos até ás Alagôas”.

Empenharam todos os seus esforços e, cousa inedita por estas paragens, iniciado o serviço da construcção da linha no dia 21 de Setembro, entre os kms. 7 e 8 da Auto-Viação de Patos, no dia 3 do corrente mez [outubro] partiram daqui de automovel os srs. João Gualberto de Amorim, Virgilio Borges, Dr. Dolor Borges e Abdias Caldeira e foram á Capella das Alagôas e voltaram sem o menor incidente.

Calcula-se a distancia (ainda não foi medida) desta Cidade ás Alagôas em 24 kms. pela estrada ora construida. Tirando os 7 kms. da Auto Viação de Patos, estão ahi 17 kms. de estrada construida em menos de 2 semanas.

E o trecho construido até Alagôas da Estrada Patos-Pantano foi no dia 10 solennemente inaugurado por S. Ex. Revma. D. Antonio de Almeida Lustosa.

Em automoveis especiaes partiram desta Cidade naquelle dia o Ex. e Revmo. D. Lustosa acompanhado pelos Revmos.  Srs. Conego Fleury, Vigario, Pe. José Bruzadelli, secretario de S. Ex. e Pe. Eustachio, professor do Collegio de Agua Suja, Sras. Maria Conceição Borges, Olympia Caixêta de Mello; Srs. Deiró Borges e senhora, Dr. Dolor Borges e senhora, José Gonçalves de Amorim e senhora e srnha. Sinhá Amorim.

A viagem correu sem o menor incidente, causando admiração á comitiva que inaugurava a linha construida em tão pouco tempo.

A’ chegada, aguardava grande massa de povo que vibrava de enthusiasmo, duplamente satisfeito, pois era a primeira vez que recebia o povoado de Alagôas a visita de um Bispo e ao mesmo tempo inaugurava-se a estrada de automoveis.

Ao saltar do carro foi S. Ex. Revma. saudado pelo Sr. Deiró Borges que em nome do povo de Alagôas apresentou-lhe, em magnifico discurso, as “bôas vindas” aquelle lugar. S. Ex. respondeu agradecendo ao orador e ao povo de Alagôas pela bôa vontade que manifestaram de maneira tão frizante, facilitando a sua visita pastoral com a construcção daquella estrada de automoveis.

Annunciou áquelle bom povo, os fins de sua […] dando a todos […] sua 1.ª benção. […] dirigiu-se para a Capella e iniciou […] trabalhos apostólicos.

Algumas horas mais tarde reunida o povo na porteira do patrimonio das Alagôas o Sr. Abdias Caldeira Brant deu a palavra ao Sr. Deiró Borges, chefe do Partido Popular para fallar sobre a inauguração da estrada. Deiró Borges, como sempre acontece, desempenhou-se de maneira brilhante da sua tarefa. Em seguida foi dada a palavra ao nosso gerente, sr. José Gonçalves de Amorim que representava o “Jornal de Patos”. Ambos os oradores fizeram referencias as mais elogiosas aos Srs. Virgilio Borges e Abdias Caldeira pela acção resoluta que desenvolveram na construcção daquella estrada, no que foram muito applaudidos por todos os presentes. Por fim falou o illustrado clinico Dr. Dolor Borges que começou agradecendo as referencias feitas ao Sr. Virgilio Borges que alli representava naquelle momento. Que de facto seu Pae havia envidado todos os seus esforços, empregando o melhor de sua boa vontade para a consecução daquillo que constituia o motivo de tanta alegria. Mas que tudo isso seria inutil, si não fosse a mão forte que lhe emprestou Abdias Caldeira Brant, a demão valiosa de Altivino e o auxilio inestimavel de todos aquelles que contribuiram de enxada em punho para a construcção daquella estrada.

Os tres oradores terminaram seus discursos vivando o Snr. Virgilio Borges, Abdias Caldeira e o povo de Alagôas, Vivas que eram respondidos com toda a força dos pulmões sadios daquella boa gente.

Por esse facto revelador da energia de nosso povo levamos aos Srs. Virgilio Borges e Abdias Caldeira Brant que foram a “alma” da construcção da referida estrada os nossos francos, sinceros e enthusiasticos applausos.

Patenses! Para diante e para cima!

* Fonte: Texto publicado com o título “Auto Viação – Uma estrada de automoveis com mais de 15 kilometros de extensão construida em 10 dias! – Inauguração do trecho Patos-Alagôas por S. Ex. Revma. D. Antonio de Almeida Lustosa” na edição de 18 de outubro de 1925 do Jornal de Patos”, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Pixabay.com, meramente ilustrativa de uma estrada de terra.

Compartilhe