SOGRA SENTIDA

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Sogra é assunto geral em toda roda de conversa, não importando se os participantes são casados ou solteiros. Cabe até uma piadinha manjada pra encher linguiça e aumentar o texto. Fulano estava no hospital acompanhando uma senhora idosa. Vem um médico constrito e diz:

– Tenho uma péssima notícia a respeito da sua mãe.

O sujeito respondeu:

– Não é minha mãe, é minha sogra.

O médico escancarou um enorme sorriso e disse:

– Então tenho uma ótima notícia!

Depois desta tenho certeza que muitas sogras de Patos de Minas vão me odiar. Mas não se apoquentem, sogras, não tenho nada contra vocês, muito pelo contrário, tanto é que amo a sogra da minha esposa.

Continuando, tem uma sogra sentida na cidade. E sogra quando fica sentida é o cão chupando manga.  Ela mora no Bairro Alto Caiçaras, num baita casarão com o marido que é médico e com a filha ainda adolescente começando o namoro com um rapagão filho de um dentista muito badalado. Eis que o casalzinho estava numa pegação danada no sofá-mor da sala como manda o figurino hormonal nos dias de hoje. A sensata sogra, manjando que a coisa perigava pender para a maternidade, chega pra amainar os ânimos e inicia uma conversa que se prolonga por, pelo menos, uma hora e meia. Tanto a filha quanto o namorado já estavam pra lá de Bagdá com o tédio quando a mamãe zelosa se levantou com apenas um tchau. Ô alívio! Antes do reinício dos amassos tradicionais, o garotão comenta:

– Pô, sua mãe parece que tem uma vitrola na boca, ela não para de falar, vai ser aborrecida lá na Capelinha do Chumbo, desculpe, mas ela só veio aqui para nos importunar e… e o rapazola danou a deitar falação contra a mãe da menina. Foi quando o mancebo, soltando as últimas sílabas, ouviu um hum-hum: era a sogra carregando uma bandeja repleta de aperitivos e uma jarra de suco de uva. Não deu outra: ela se virou, voltou para a cozinha e um futuro casamento se fez ex.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 10/04/2017 com o título “Jardineira de Pedro Gomes Carneiro”.

Compartilhe