SAVANNAH

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

O Savannah é um felino doméstico com aspecto selvagem, mas com personalidade de cachorro. A raça é bastante indicada para pessoas ativas, que possuem experiência em lidar com gatos e famílias com crianças maiores ou outros animais de estimação. A raça é resultado da hibridação entre o Serval africano e o gato doméstico. A primeira noticia sobre essa raça é de meados de 1980, quando um criador da raça Bengal passou a cruzar Servais com variadas raças de gato doméstico. Raças como o Ocicat, Mau Egípcio, Oriental Shorthair, entre outras foram usadas para obter o Savannah. A primeira gata da raça, que recebeu o nome de Savannah, nasceu em 1986, possuía características que mesclavam o gato doméstico com o Serval e encantou seus criadores. A partir dela se obteve uma linhagem F2 – ou seja, a segunda linhagem a partir da hibridação. Interessados nessa nova raça, dois criadores, Patrick Kelly e Joyce Sroufe, uniram esforços para criar essa nova raça e receber seu reconhecimento. A raça Savannah é reconhecida pela associação felina TICA desde 2012, mas seu padrão foi aceito em 2001.

São descritos como muito inteligentes, gostando de mostrar suas habilidades, brincar de pegar e seguir as pessoas pela casa. Pode pular de grandes alturas e tem uma incrível habilidade para não se machucar. Sua relação com outros animais costuma ser boa, costuma criar bons laços com cachorros. É bastante ativo e ao mesmo tempo dócil, de temperamento tranquilo. Curioso, está em busca de aventura o tempo todo e vai aproveitar cada oportunidade para gastar sua grande quantidade de energia, seja com seus humanos ou com os outros animais de casa. Carinhosos, esses gatos criam fortes vínculos com sua família humana e mesmo que não seja uma raça de colo, demonstra seu afeto da sua própria maneira. Esse bichano aprende facilmente a andar de coleira e adora o contato com água. A comunicação pode ser de um miado comum ou gorjeio, típico do Serval africano.

O aspecto geral é de um gato exótico e está bastante relacionado com o quanto de sangue Serval foi utilizado na obtenção de determinado exemplar. Essa raça pode ser muito parecida com seu ancestral selvagem, mas é menor em estatura, ainda sendo alto e gracioso, de constituição equilibrada e corpo musculoso. Sua cabeça é em formato de um triangulo equilátero, sendo pequena quando comparada com a proporção de seu corpo. As orelhas são grandes e inseridas no alto da cabeça, com as pontas redondas, o que é uma característica bastante marcante. Os olhos são medianos, de formato amendoado na linha inferior, possuindo a distância de pelo menos um olho entre eles. Qualquer cor é aceita e não é relacionada com a cor da pelagem. A pelagem apresenta marcas e listras, sendo de comprimento curto a médio, passam uma sensação de pelos grossos e escondem um sub-pelo suave. É recomendável escovação uma vez por semana para mantê-la livre de pelos mortos e com boa aparência. Nos locais onde há marcas a pelagem se apresenta mais delicada do que no restante do corpo. As cores vão de dourado a laranja, com marcas negras ou marrom-escuras, sendo também aceito tons de cinza. Os membros são longos – os anteriores são menores do que os posteriores –, assim como seu pescoço, mas a cauda é mediana e grossa. Alguns criadores acham que a melhor maneira de alimentar esse gato é com carne crua, enquanto outros alegam que a dieta pode ser composta de ração premium para gatos domésticos. O fato é que estes gatos precisam de alguma boa fonte de proteína em sua alimentação.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348) formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. É o Diretor de conteúdo do portal CachorroGato.com.br  e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta.

* Foto: Splendidbeast.com.

Compartilhe