SARNA OTODÉCICA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, DOENÇAS.

A sarna é uma das doenças mais conhecidas entre os proprietários de cães, porém poucos sabem que existem vários tipos de sarna, inclusive uma que se origina no ouvido dos animais, conhecida popularmente como Sarna de ouvido. Chamado dentro da Medicina Veterinária como Sarna Otodécica, essa moléstia é causada pelo ácaro Otodectes cynoti, que se instala independentemente de sexo, raça, porte ou idade. Ao contrário de outros tipos de sarnas, a Sarna Otodécica não é uma zoonose, isto é, não é transmitida do animal para o ser humano.

A transmissão desse parasita ocorre principalmente por contato direto do animal infectado com o animal sadio. Além de ser considerada uma enfermidade altamente contagiosa, o ácaro que dissemina a doença tem um ciclo de vida bastante rápido. Apenas quatro horas em média depois que os ovos foram postos no ouvido dos cães, eles eclodem. É muito importante que se tome bastante cuidado com os animais sadios que convivem com o animal infectado, pois eles podem ser rapidamente parasitados.

A sarna de ouvido, na maioria das vezes, é confundida com a otite (inflamação do ouvido). Esse erro no diagnóstico se dá devido à semelhança dos sinais clínicos apresentados pelo animal acometido. Geralmente, isso ocorre com proprietários que consultam seus cães com balconistas ou tosadores de lojas do ramo. Assim como qualquer doença, a Sarna Otodécica, quando se encontra na fase inicial, apresenta quase nenhum sintoma, passando facilmente despercebido pelo proprietário.

Um dos primeiros sinais clínico é a coceira excessiva. Isso é encontrado basicamente em toda sarna, no entanto, nesse caso, se localiza unicamente na região da orelha. Animais que possuem orelhas pendulares (orelhas caídas) tendem a sofrer mais com essa condição, pois acabam traumatizando-a, acarretando assim um hematoma no local. E nesse caso, só a intervenção cirúrgica fará a correção. Juntamente com a coceira, normalmente o animal apresenta o sintoma de balançar a cabeça de um lado para o outro. É nesse sintoma que muitas pessoas confundem com a otite. Além da coceira e do balançar de cabeça, os cães podem apresentar um sinal clínico bem característico que é a alta concentração de cera no ouvido de coloração marrom escura. Animais que estão bastante parasitados podem apresentar também inquietude, emagrecimento, otite e inapetência, entre outros sinais.

O diagnóstico deve ser feito unicamente por um Médico Veterinário. O histórico do animal, juntamente com o exame clínico minucioso, são bastante importantes para um bom diagnóstico. É importante que o profissional recolha amostras da cera do ouvido para exame laboratorial. Isso ajuda para o diagnóstico ser rápido e preciso. O tratamento consiste em uma terapia medicamentosa específica escolhida pelo profissional. O prognóstico é muito bom, por isso é importante que o proprietário siga a risca o protocolo medicamentoso. A prevenção consiste em levar todos os cães que convivem com o parasitado para uma consulta. É importante também que o proprietário examine a orelha do animal constantemente, a fim de encontrar alguma anormalidade.

* Fonte: Texto de George Augusto, em Portaldodog.com.br.

* Foto: Dicaspeludas.blogspot.com.br.

Compartilhe