BREVE HISTÓRICO DO TRANSPORTE ATÉ 2006

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Até o início da década de 1950, com a não existência de estradas rodoviárias em nossa região, todo o transporte de carga e de passageiros de uma vasta região composta por municípios do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas Gerais era todo efetuado através da Estação Ferroviária de Catiara (então município de Patrocínio, hoje de Serra do Salitre) que, por este motivo, era a segunda estação de maior movimento no Estado.

Inicialmente, as idas e vindas de mercadorias e passageiros até os grandes centros eram efetuadas por carros de bois e lombos de animais, até a citada estação ferroviária. Com a melhoria dos meios de transportes e das estradas que foram construídas ao longo das antigas trilhas, o transporte começou a ser efetuado por caminhões, principalmente os caminhões da Rede Mineira de Viação, e o de passageiros através das famosas e antigas jardineiras, ou seja, os ônibus daquela época.

Foi Sesostris Dias Maciel, o Major Gote, em 1913, que introduziu o primeiro automóvel e o primeiro caminhão, mesmo não havendo estradas de rodagem na região. A compra dos veículos, no entanto, não foi feita sem o desconhecimento deste pequeno problema, pois a visão do major era construir uma estrada, a primeira do Município. Através dela poderia se chegar mais facilmente ao ramal ferroviário de Catiara. E com esta visão o Major Sesostris construiu a Rodovia Patos-Catiara, com início dos trabalhos em 1916. Fato curioso é que, antes da estrada ficar pronta, o Major dava voltas pelas ruas conduzindo passageiros, que pagavam passagem para um percurso de meia hora¹.

Em 1919 o Major Sesostris vendeu a estrada a José Rangel, que a reformou e a encascalhou adotando o critério de que quem comprasse carro de sua firma revendedora estaria isenta da taxa de pedágio. Além de comprar e melhorar, instalou uma linha de ônibus regular. José Rangel foi o pioneiro do transporte de passageiros em nossa região com sua Emprêsa Auto-Viação de Patos².

Com a mudança de José Rangel para Belo Horizonte, Antônio Alves de Souza, conhecido por Tonhozinho da Catiara, comerciante estabelecido no ramo de cereais naquela localidade, implantou a linha Patos de Minas-Catiara com a Auto Viação Patos de Minas, estendendo-a posteriormente com o nome de Ônibus São Domingos até Araxá, e mais tarde de Araxá à Estância Balneária do Barreiro³.

Já no final da década de 1940, com a melhoria das estradas rodoviárias, o movimento do transporte ferroviário em nossa região caiu significativamente, passando o transporte a ser efetuado diretamente com ligação de Patos de Minas a Belo Horizonte. Surgiu nessa época o empresário Abílio Pinto Gontijo, que iniciou suas atividades à frente da Empresa Gontijo de Transportes Ltda., com a linha Patos de Minas-Carmo do Paranaíba, sendo logo estendida até Belo Horizonte e hoje praticamente a todo o País4.

Em 1950 foi fundado o Expresso de Luxo Silva Ltda. por Gervásio Moreira Braga, com a linha Patos de Minas-Carmo do Paranaíba, e que depois passou a ser denominado somente de Expresso de Luxo Ltda., sendo dirigido por Bernardo Moreira Braga, Manoel Moreira e pelo espólio de Gervásio Moreira Braga.

No início da década de 1950, Geraldo Teixeira da Cunha, mais conhecido pelo apelido de Geraldo Teba, implantou a Viação Santa Marta Ltda., com linha de transportes de passageiros de Patos de Minas a Uberaba, e também transporte de cargas.

Em 1956, foi criada por Ataídes de Deus Vieira, Osvaldo Antônio da Silva e Itamar de Deus e Souza, a Empresa São Cristóvão Ltda., cuja primeira linha foi Patos de Minas-Paracatu.

Em 1959, Antônio Caixeta de Lima, Adão Joaquim de Sousa (Adão Cascudo) e Joaquim Antônio de Lima (Nego Moreira) fundaram o Expresso Leãozinho Ltda., com uma linha de Patos de Minas a Vazante, hoje na prestação de serviço a linhas municipais e intermunicipais e no fretamento junto a parceiros como a Fosfértil, Rio Paracatu e Grupo Votorantin. A empresa atualmente é dirigida pelos sócios Hélio Bernardes Dias, Eli Bernardes Dias e José Bernardes Dias.

Em 1967, Geraldo Rodrigues Lacerda, que iniciou suas atividades profissionais como mecânico, adquiriu seu primeiro ônibus, atendendo as comunidades de Pindaíbas e Major Porto com ligações a Patos de Minas, logo se transformando, com aquisição de mais veículos, no Expresso São Geraldo Ltda., atuando também no importante segmento de turismo através da São Geraldo Turismo.

Em 1970, Antônio Eduardo Duarte Castanheira deu o pontapé inicial na Viação Pássaro Branco Ltda. com o transporte urbano de passageiros, inicialmente com veículos Kombis e poucos ônibus, até se transformar na sólida e forte empresa dos dias atuais5. Antes de Antônio Castanheira implantar a Viação Pássaro Branco, outros empresários já haviam tentado a implantação de linhas urbanas na cidade, sem, contudo, obterem sucesso, tendo em vista a falta de costume da população neste tipo de transporte e a enorme quantidade de bicicletas existentes em Patos de Minas.

Nossa região se transformou rapidamente em uma região pródiga em grandes empresários do setor de transportes. Tiveram suas carreiras iniciadas  em nossa região, entre outros:

– José Pinheiro (José Baguinho), que vindo de Paracatu começou sua vida com um caminhão e logo em seguida como sócio da Empresa São Cristóvão Ltda., sendo hoje proprietário do Real Expresso.
– Ataídes de Deus Vieira, inicialmente com a Empresa São Cristóvão Ltda., sendo sucedido hoje por sua família no Nacional Expresso.
– Luciano Pinto Gontijo, também na Empresa São Cristóvão Ltda. e cuja família, ainda hoje, dirige os destinos da empresa.
– Constantino de Oliveira, mais conhecido por Neném Constantino da Empresa União Ltda., atuando hoje também no transporte aeroviário através da Gol Transportes Aéreos.
– João Borges da Empresa Gardênia, ligando Belo Horizonte praticamente a todo o sul de Minas.

* 1: Leia “Sesostris Dias Maciel e a 1.ª Estrada de Rodagem”.

* 2: Leia “José Rangel: Pioneiro dos Transportes”, “José Rangel, um Progressista” e “José Rangel: Um Pioneiro dos Transportes Rodoviários”.

* 3: Leia “Antônio Alves de Souza (Tonhozinho da Catiara” e “Jardineira do Tonhozinho da Catiara na Década de 1940 – 1 e 2”.

* 4: Leia “1.ª Jardineira de Abílio Gontijo”.

* 5: Leia “As Kombis da Viação Pássaro Branco”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Resgate Histórico do Transporte em Patos de Minas e Região/2006 (SEST/SENAT)

* Foto: Arquivo de José Eustáquio Rodrigues Alves, publicada em 13/02/2015 com o título “Jardineira do Tonhozinho da Catiara na Década de 1940 – 2”.

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