BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS SÃO IMPORTANTES PARA OS CÃES

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Bons brinquedos fornecem estímulo físico e mental, mas o melhor deles imita a realidade. Bolas, discos de lançar e brinquedos que pulam de maneira excêntrica são todos brinquedos de caça. Assim como um cão perseguirá uma refeição potencial, caçará estes objetos quando eles tentarem escapar. O kong¹ já faz sucesso no Brasil. Por sua forma estranha, eles pulam para cá e para lá inesperadamente, como um coelho correria. Esse proporciona um exercício realista para o cão, pois, em vez de correr em linha reta, ele tem de ficar constantemente alerta para mudanças de direção.

Brinquedos que guincham são para caçar. O cão quase sempre atira-se sobre eles e dá uma mordida rápida – exatamente como faria com um rato. Brinquedos duros, como anéis de náilon, ossos e capas de couro cru, são para mastigar. Eles exercitam dentes e gengivas. O dente incisivo frontal raspa, o dente canino segura e o molar lateral esmaga. Poucos cães já tiveram oportunidade de fazer essas coisas perfeitamente naturais com a comida, porque suas refeições vêm em pacotes. Uma vantagem adicional desse tipo de brinquedo é que ele ensina destreza física. Os cães aprendem a ser tão ágeis com as patas dianteiras, que algumas pessoas juram que eles têm polegares.

Há ainda os brinquedos de cabos-de-guerra. As pessoas gostam desse tipo de brincadeira, mas não percebem que os cães brincam com eles não por estímulo intelectual, mas sim para vencer e mostrar autoridade sobre as pessoas. Cabo-de-guerra não é uma boa brincadeira para compartilhar com um cão dominador que sempre quer ser o vencedor, pois quando ganha ele faz uma marca em sua arma e sobe de posto na hierarquia da matilha. Esse tipo de brincadeira é bom para ser compartilhado com cães menos dominadores, mas só enquanto os humanos sempre vencerem.

As melhores brincadeiras são aquelas em que os humanos estão no controle. Uma brincadeira simples e eficiente é o esconde-esconde. Pode-se brincar tanto dentro como fora de casa. Um objeto ou uma pessoa fica escondido e pede-se ao cão para encontra-lo. Se for um objeto com odor forte, como um brinquedo de borracha, as pessoas podem confiar no faro do cão para encontrá-lo, mas deve-se gritar alguns estímulos quando ele chegar perto. Uma pessoa escondida é mais difícil, mas igualmente eficaz, pois estimula a mente do cão a pensar nos lugares potencias onde ela pode estar escondida. Isso fornece um bom exercício mental ao cão e ao mesmo tempo reforça sua posição como membro de uma matilha ampliada.

* 1: É um brinquedo oco e rígido disponível em vários formatos e tamanhos, de acordo com a idade e o porte do cão. Seu interior é preenchido com algum tipo de comida atraente para o animal. Isto permite que ele se esforce e descubra como deve manipular o objeto com o objetivo de alcançar a comida. Ao buscar o alimento, o brinquedo estimula a inteligência dos cães fazendo com que eles se esforcem para conseguir retirar o conteúdo escondido lá dentro.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (Se Ele Pudesse Falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Revistameupet.uol.com.br.

Compartilhe