QUEM PESCA MAIS?

Postado por e arquivado em HISTÓRIAS DE PESCADOR.

Rancho Alegre: este é o nome do famoso rancho do Rio Paracatu, que só de Patos de Minas tem mais de 25 sócios. Este talvez seja o rancho mais requisitado da região, pois, além dos sócios, é frequentado por amigos que são convidados especiais. Mesmo em épocas que não está bom para a pescaria, a turma se manda para o Rancho Alegre, afinal, ele é sinônimo de muita mordomia e uma boa farra.

Estiveram lá no ano passado [1992], num final de semana, três sócios: Dr. Manoel, Selmo e o professor Ricardo. Fizeram uma aposta para ver quem pegaria mais peixe durante todo o dia. Ficou determinado que Dr. Manoel pescaria na sexta-feira, Elmo no sábado e professor Ricardo no domingo.

Dr. Manoel subiu o rio e quando retornou estava com 6 bonitos moleques. No dia seguinte, foi a vez de Selmo, que também preferiu subir e à tardezinha voltou com dois dourados e quatro moleques, ficando empatado com Dr. Manoel.

No domingo, o professor Ricardo tinha a dura missão de superar os companheiros. O percurso foi o mesmo, rio acima e ele começou a pescar ali perto da Barra da Prata. Sua intenção era subir até mais ou menos na Barra do Escurinho. Quando passava debaixo da ponte, havia um pescador dentro de um pequeno barco e este chamava a atenção levantando dois surubins, um em cada mão. O professor diminuiu a velocidade e foi ao encontro do pescador. Dentro do barco tinha 8 moleques e 3 dourados e o pescador os ofereceu para o nosso amigo, que falou:

– O problema é o seguinte, acontece que eu não tenho dinheiro aqui, caso contrário eu compraria tudo.

Aí o pescador disse ao professor:

– Se o senhor quiser, afinal eu já recebi cheques de dois companheiros seus que me compraram peixes ontem e antes de ontem.

* Fonte: Texto publicado com o título “Quem Pega Mais?” na coluna Pesca & Prosa (Tião Abatiá) na edição de 23 de janeiro de 1993 do jornal Folha Diocesana e republicado no mesmo na edição de 16 de dezembro de 2017.

* Foto: Muraljoia.com

Compartilhe