INAUGURAÇÃO DA ANTIGA CADEIA PÚBLICA: REVISÃO DA DATA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

No IPAC-Inventário de Proteção de Acervo Cultural (DSD-Cpm/bi95A) da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (DIMEP) está registrado que o edifício da antiga cadeia pública foi construído em 1912. Em maio de 1997 foi afixada esta placa na fachada frontal do imóvel onde está gravado que o prédio foi inaugurado em 1912, e não construído naquele ano. Entretanto, informações jornalísticas da época confirmam que estas duas informações estão equivocadas.

A edição de 14 de julho de 1913 do jornal O Commercio publicou uma nota com o título “Cadêa e Forum”, e nela fica evidente que a data de 1912 não condiz com a realidade:

Não fosse o desleixo reinante na Central, conforme estamos informados, já podia estar entregue ao Estado o predio construido nesta Cidade, destinado à Cadeia e Forum. Ha mais de um anno foram pedidas do Rio as calhas destinadas ao predio e, ATÉ HOJE, nem noticia das mesmas que foram despachadas com presteza pela casa que recebeu a encommenda. O nosso amigo João Ferreira (da Silva), o empreiteiro da obra, não sabe qual o destino dado às ditas calhas, estando portanto no prejuizo de um conto e tanto do custo das mesmas, e obrigado a fazer novo pedido para que possa concluir a obra e entregal-a. Espera que por esse mez ou dois aqui estejam as novas calhas, para a conclusão do serviço; si estas não tiverem a mesma sorte das primeiras.

Pouco tempo depois, já em 1914, a edição de 15 de março de 1914 do jornal O Commercio anunciou:

Estão bastante adeantadas as obras de construcção da casa da Camara Municipal, e quase concluídas as da Cadêa e Forum d’esta Cidade, ambas a cargo do intelligente constructor João Ferreira da Silva.

Quando finalmente as tão esperadas calhas chegaram, o prédio da 3.ª Cadeia, Fórum e casa de Câmara pôde ser concluído e inaugurado¹. A boa notícia foi destacada na edição de 03 de maio de 1914 do jornal O Commercio:

A fim de receber o novo predio da Cadêa e Forum d’esta cidade, esteve entre nós o Exmo. Dr. Nicodemos de Macedo, illustre Engenheiro do Estado. S. Excia., depois de recebel-o, fez entrega d’elle, terça-feira passada, aos Exmos. Dr. Juiz de Direito da Comarca, e Cap. delegado de policia. Este fez logo transferencia dos presos que se achavam no quartel, para as novas prisões.

* 1: Leia “Cadeias”.

* Texto e foto (16/12/2017): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe