SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO: A ORIGEM

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização católica internacional de leigos, fundada em Paris, no ano de 1833, por Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros. Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, esforça-se sob o influxo da Justiça e da Caridade, por aliviar os sofrimentos do próximo, não somente mitigando a miséria, mas também descobrindo e remediando as situações que a geram, levando sua ajuda a quantos dela precisam, independentemente da raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social. A semente germinou, cresceu e encheu o mundo. Hoje, a SSVP tem as suas Conferências atuando nos cinco continentes da Terra, espalhadas por 133 países. A primeira do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro em 04/08/1872, sob o patrocínio de São José. A primeira em Minas Gerais surgiu em São João Del Rei em 12/02/1873, sob a proteção de Nossa Senhora do Pilar.

A vinda de D. Eduardo Duarte da Silva¹ na então Patos sem o “de Minas” foi a marca inicial da existência da SSVP na região. D. Eduardo aqui chegou para a sua primeira visita pastoral em 11 de março de 1900. Era Bispo Diocesano de Goiás, com sede na cidade de Uberaba. Tinha jurisdição sobre vasta área geográfica, abrangendo a Província de Goiás e boa parte da Província de Minas Gerais, cujas viagens pastorais aconteciam no lombo de cavalo. Portanto, sua primeira visita pastoral a Patos custou-lhe o sacrifício de um penoso jornadear, com duração de alguns dias. Trazia na sua bagagem episcopal não só o zelo próprio do pastor, mas também sua preocupação de desenvolver o apostolado dos leigos na sua jurisdição.

Na sede da Diocese em Uberaba já existia a SSVP, pois em 02 de janeiro de 1898 nascera ali a Conferência Santo Antônio. Ao chegar a Patos, uma Paróquia ainda com reduzido número de habitantes, D. Eduardo relacionou-se de imediato com seus diocesanos, conseguindo de pronto uma avaliação das potencialidades da Paróquia. Foi quando, dentro das orientações recomendadas, aconselhou que criasse na Cidade uma Conferência Vicentina. Mal retornara a Uberaba, já estava fundada a primeira Conferência Mãe em Patos, em 25 de março de 1900, 14 dias após a visita, sob a proteção de Santo Antônio, padroeiro da Paróquia. Os fundadores e a 1.ª diretoria:

Alfredo Borges (Secretário)
Almério Gonçalves de Amorim
Ananias Gonçalves Pinheiro
Antônio Cândido Borges
Bernardino Correia Borges (Tesoureiro)
João Gualberto de Amorim
José Antônio Borges
Modesto de Melo Ribeiro
Olympio Borges (Vice-Presidente)
Sabino de Almeida Lustosa (Presidente)
Cônego Getúlio Alves de Melo (Presidente de Honra)

Em 1904 foi fundada a Conferência São José, cujos confrades fundadores foram: Augusto Borges (Presidente), Antônio Batista Marra (Secretário), Alcino Borges (Tesoureiro) e ainda Francisco de Sousa Nascentes, Hermenegildo Gonçalves da Silva, Venceslau Gonçalves Pinheiro, Afonso Borges, Manoel Leão dos Santos e outros.

A data de fundação do primeiro Conselho Particular na Paróquia de Santo Antônio dos Patos é ignorada. O documento mais antigo sobre este Conselho é do ano de 1910, constante de ata lavrada já no Livro n.º 2, do próprio Conselho Particular. Por esta razão, presume-se que sua criação tenha ocorrido por volta do ano de 1905, tendo como Conferências filiadas a de Santo Antônio e São José (Patos), Santana (Santana de Patos), Nossa Senhora da Piedade (Lagoa Formosa) e Santa Rita (Santa Rita, hoje Presidente Olegário).

* 1: O antigo Largo da Matriz teve o nome alterado para Praça Dom Eduardo em sua homenagem. Não há Lei a respeito, e muito menos registros oficiais, mas muito provavelmente a aleatória alteração de nome tenha acontecido no final da década de 1940, quando a Catedral de Santo Antônio já estava quase pronta.

* Fonte: 100 anos de Sociedade de São Vicente de Paulo em Patos de Minas, de Nêgo Moreira.

* Foto: Institucional.

Compartilhe