MARIA ALMIRA MESQUITA: HOMENAGEADA PELA FEDERAMINAS EM 2017

Postado por e arquivado em PESSOAS.

A sua trajetória como empreendedora começou bem cedo, aos 19 anos. Era quase uma loucura, no ano de 1987, acreditar que aquela garota, emancipada pelos pais, conseguiria tocar o próprio negócio. Mas a família acreditou e logo Maria Almira Mesquita demonstrou que era mesmo empreendedora. Nesse ano, tornou-se franqueada de O Boticário, quando a empresa dava seus primeiros passos para o sucesso mundial.

Logo era hora de se especializar, fez Administração de Empresas no Unipam, pós-graduações em Recursos Humanos e Marketing. Em busca de mais conhecimento, cursou M.B.A em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, e hoje ainda leva adiante sua formação acadêmica, cursa o 6º período de Direito no Unipam.

Os sonhos muitos e a vontade de empreender, maior ainda. Aos 23 anos abriu uma empresa de acessórios, a Sofisticado, e no ano seguinte, ao lado de sua mãe e irmã, fundou a fábrica de pão de queijo “Mineirinho” que durou doze anos e teve excelentes resultados. Com mais de 100 colaboradores, levou o nome de Patos de Minas para vários Estados do nosso país.

Hoje Maria Almira divide sua rotina em diferentes negócios. Apaixonada por fazenda, trabalha com cria, recria e engorda de gado. É também sócia de sua irmã, na loja de sapatos “Colettânia”, que tem filial em Uberlândia. Além dos negócios a empresária também atua em entidades como Sindicato dos Produtores Rurais e Acipatos, onde ocupou cargos de diretoria e ainda é associada ativa.

Este ano [2017] Maria Almira completou 30 anos do início da sua primeira empresa, o Boticário, que nesse tempo não parou de crescer. São três lojas em Patos de Minas e mais de 50 colaboradores. Neste ano, criou o espaço especial para os seus mais de 500 revendedores. Uma loja moderna feita exclusivamente para quem leva o nome da marca a todos os cantos da cidade e da região.

Por essa sua paixão pelo varejo, busca inovar sempre diante do mercado competitivo e economia frágil. Ganhou o título Empresária do Ano, da Federaminas, indicada pela Acipatos, como reconhecimento do trabalho realizado nesses 30 anos em Patos de Minas.

Alegre, comunicativa e com visão de negócios, Maria Almira atribui todo sucesso primeiramente aos pais, que acreditaram e sempre apoiaram seus sonhos. Aos colaboradores das empresas, aos clientes e amigos que ajudam e acreditam que vale a pena sonhar. Ela lembra todas as vitórias e derrotas desses 30 anos de muito trabalho e confessa que não foi fácil, mas muito gratificante ver que todo seu esforço toma forma e é reconhecido por todos.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Homenagens justas e merecidas: trabalho voluntário” na edição de 23 de dezembro de 2017 do jornal Folha Patense.

Compartilhe