ZANDER DE SOUZA MAIA: HOMENAGEADO PELA APAE EM 2017

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Empresário, membro da Acipatos, mudou se para Patos de Minas em 1955 com a família. Junto com o seu irmão José de Sousa Maia, Zizico, iniciou sua trajetória nos negócios na mercearia da família. Sempre inclinado para o trabalho social, a trajetória de Zander Sousa Maia não tem como ser contada sem passar pela história da APAE de Patos de Minas.

Sócio-fundador da APAE, Zander esteve presente desde a primeira reunião no ano de 1971, junto com sua saudosa mãe, Celina Francisca de Sousa. Desde o início ocupou o cargo no Conselho Deliberativo da Associação. Em 1972, passou a ocupar as funções de Tesoureiro, onde permaneceu até o ano de 1976. Posteriormente, atuou como 2º Diretor Financeiro.

Como associado do Lions Club Patos de Minas Centro, desde 1968, é o responsável por organizar a participação de seu clube de serviço na Feira da Bondade, que existe há 18 anos. Em 2018, completará 50 anos de dedicação aos projetos do Lions na comunidade.

Décadas se passaram, e a menina dos olhos de Zander Sousa Maia continua sendo a APAE. Por sentir que centenas de crianças com necessidades especiais necessitam desfrutar de amor, respeito e educação de qualidade, ele sempre esteve presente, contribuindo para o crescimento da Apae e para um melhor atendimento aos seus alunos. Todo esse empenho é também pela preocupação de Zander com o bem estar de sua irmã caçula, Heloísa, portadora de Síndrome de Down, que fez parte da primeira turma da escola.

Por toda dedicação, Zander Sousa recebeu, no último dia 11 de dezembro, uma homenagem da APAE de Patos de Minas. Foi inaugurado o Centro Dia da instituição que leva o seu nome. A cerimônia que teve a presença do presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Dr. Eduardo Barbosa, foi um momento de reconhecer anos de trabalho em prol de uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência.

Além de seu trabalho na APAE, Zander é reconhecido por sua atuação em outras entidades. Foi tesoureiro da Acipatos na gestão do Senhor Anávio Braz de Queiroz por dois mandatos. Nesse período esteve presente na negociação para a compra da sede própria da Associação Comercial, localizada na Rua Olegário Maciel.

Sempre ao lado da família, o primogênito de 11 irmãos acompanhou com carinho a longa jornada de sua mãe, falecida em outubro deste ano, prestes a completar 100 anos de vida.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Homenagens justas e merecidas: trabalho voluntário” na edição de 23 de dezembro de 2017 do jornal Folha Patense.

Compartilhe