EUPHRASIO JOSÉ RODRIGUES: ANIVERSÁRIO DE 79 ANOS − 1

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Durante cinquenta anos, o Exmo. e DD. Snr. Dr. Eufrásio José Rodrigues colocou o seu saber a serviço do povo patense. Nas atividades próprias de sua nobilissima profissão de médico, os seus serviços, aqui prestados (e nas circunvizinhanças), jamais deixaram de distingui-lo como profissional de elevadissimo conceito, tanto na clinica quanto na cirurgia. Já salvou, aqui, a inúmeros doentes – velhos, moços e crianças.

O povo patense não se apartará de sua pessoa, pelo contrário, muito o estima e muito o admira, com sinceridade, porque do fundo do coração, o Dr. Eufrásio José Rodrigues é daqueles cidadãos ilustres e abnegados que sempre estiveram com o povo patense, tanto nos momentos de alegrias quanto nos momentos de dores, sofrimentos e lágrimas.

Natural que é da velha e heroica Baía, veio plantar, no coração de Minas gerais, aqui em Patos de Minas, não a mansão de suas dores, conforme êle mesmo o dissera em versos memoráveis, mas, sim, a mansão de suas alegrias, porque êsse mesmo povo que muito lhe deve e muito o venera, jamais deixou de sentir-se alegre, satisfeito e contente, a seu lado, confiante sempre em sua bondade, em seus gestos e atitudes de amizade e estima. Em Dr. Eufrásio José Rodrigues o povo patense contemplou sempre uma grande personalidade, de elevados dotes de coração e inteligência, que bem caracterizam o cidadão probo e honrado, trabalhador e progressista.

Intelectual de cultura geral sólida e eficiente, já passou por várias tribunas, numa afirmação solene e majestosa, de que a oratoria é mesmo a rainha das artes e o orador o rei dos artistas. Dessas tribunas tôdas, por que passou com brilhantismo e eloquência invulgares, muito se destaca aquela que o acolheu em suas lutas e sacrossantas pelejas em prol da aplicação do Direito, da Verdade e da Justiça, ora na defesa dos supremos interesses da sociedade, ora na defesa dos legítimos direitos de nossos semelhantes.

Conhecedor da verdadeira concepção da poesia desde quando esta começou a se cristalizar no simbolismo, o Dr. Eufrásio José Rodrigues é poeta de imagens e paisagens interiores e exteriores sumamente agradáveis. Colaborou eficazmente no jornalismo, deleitando-nos com o fulgor de seus conhecimentos, nas letras e na história.

Ao Dr. Eufrásio José Rodrigues, por iniciativa de seus distintos colegas de profissão, prestou o povo patense, no dia 15 dêste¹ [maio/1953], justas e significativas homenagens. Que Deus o conserve conosco ainda por muitos anos. São êsses os nossos votos, juntamente com os nossos sinceros cumprimentos.

* 1: Baiano de Salvador, Dr. Euphrasio José Rodrigues nasceu em 15 de maio de 1874. Veio para Patos de Minas no início do século 20. Apesar do “Que Deus o conserve conosco ainda por muitos anos”, ele faleceu em 12 de fevereiro de 1957.

* Fonte: Texto publicado com o título “Homenagem ao Dr. Eufrásio José Rodrigues” (assinado por Um de Patos) na edição de 30 de maio de 1953 do jornal Tribuna de Patos, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Do livro Municipio de Patos, de Roberto Capri.

Compartilhe