HAMSTER ANÃO RUSSO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

Possui um tamanho pequeno, medindo entre 7 e 11 centímetros de comprimento e pesando entre 35 e 50 gramas. A cauda é curta e o corpo roliço, o que muitas pessoas consideram adorável. No geral, pode ser encontrado na natureza em tons de café, cinza e branco. Possuem uma linha preta no dorso e uma mancha preta no ombro. A barriga é quase sempre de cor branca. Ignorando as cores tradicionais, quem trabalha na sua reprodução combina exemplares de diferentes cores que resultam em agentes de cor distintos (sépia, com linha dorsal dourada), canela (tom cinza), mandarim (alaranjado) ou pérola (cinza claro).

É um hamster excepcionalmente dócil e sociável, o que faz muitos pais o escolherem como animais de companhia para os seus filhos. Embora se trate de um hamster amigável e simpático, não é recomendado que vivam em pares do mesmo sexo, pois são territoriais entre os da sua espécie. São mais ativos pela noite, quando é possível ouvi-los rodando em sua roda clássica fazendo exercício. De dia costumam dormir mais. Uma característica a ter em conta é que hibernam, embora isso não costume acontecer em cativeiro. Se o fizerem, podem passar uma semana inteira sem sair do seu ninho, o que pode fazer o dono pensar que está morto.

São roedores onívoros na natureza, o que quer dizer que se alimentam tanto de sementes como de alguns insetos. Em cativeiro, basta oferecer sementes como girassol, milho, ou cevada. Também pode incluir fruta na sua dieta uma ou duas vezes por semana (nenhuma cítrica) ou verdura. Em lojas de animais há preparados de sementes específicos. Apenas deve adicionar as doses de fruta, verdura e algum inseto se assim desejar. Pode também oferecer queijo sem sal e gema de ovo cozida. A água fresca e limpa não deve faltar. Use um bebedouro como o dos coelhos para que seja mais cômodo.

No estado selvagem vive em tocas subterrâneas. Pode escolher um terrário amplo ou uma gaiola de tamanho adequado, mas deve assegurar-se que esta não tenha barras muito separadas ou de um material que se possa partir. Deverá ter algo para roer, visto que os seus dentes crescem sem parar ao longo de toda a vida. Procure um ramo ou um brinquedo que encontre nas lojas especializadas. Também deve oferecer-lhes uma roda para que se exercitem e inclusivamente, se tiver espaço, um circuito. Limpe o seu habitat regularmente para prevenir doenças, retirando sempre as sobras de qualquer alimento.

O hamster anão russo pode sofrer de diarreia caso ingira doces ou demasiada verdura. Tenha em conta que apenas pode comer alimentação extra duas ou três vezes por semana. Também pode sofrer uma queda total de pelo caso se encontre debilitado ou com carência de vitaminas, por isso compre vitaminas que podem ser misturadas na água. Se não limpar adequadamente o pó da gaiola, ele pode provocar conjuntivite. Outra doença comum é a paralisia neurológica que pode ser identificada quando o hamster deixa de ter mobilidade nas patas traseiras. Geralmente, isso acontece como resultado de uma queda.

* Fonte: Peritoanimal.com.br.

* Foto: Portalmelhoresamigos.com.br.

Compartilhe