ALGUMAS ATITUDES ESTRANHAS DO GATO − 1

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

O gato é uma criatura especial e interessante que tem alguns comportamentos curiosos. As interações sociais e a forma como se expressa podem chegar a ser um pouco estranhas, no entanto, é característica da espécie. Quase todos os comportamentos são meigos e até graciosos.

ESFREGAR A CABEÇA EM VOCÊ – Este ato é um momento de conexão que o gato está tendo com você. Para um ser humano não há nada mais meigo do que ter um gato esfregando a cabeça na sua perna em sinal de paz e afeto. O gato faz isto, à sua maneira, numa tentativa de lhe oferecer os feromônios faciais e demonstrar o quanto confia em você, dizendo que se sente seguro ao seu lado.

CORRIDAS E SALTOS PELA CASA – Este comportamento mostra a grandiosa habilidade e agilidade dos gatos. Correr desesperadamente e saltar pelos sofás e pelas camas são rotinas de exercícios. Pode surpreender porque um gato pode chegar a correr até a 48 km por hora. Se o seu gato não sai de casa, é perfeitamente normal que drene a sua energia através destas corridas e saltos inesperados. São uns verdadeiros atletas.

TRAZER ANIMAIS MORTOS – Você ama o seu gato, mas não gosta nem um pouco quando ele traz um pássaro morto e o deixa aos seus pés. Segundo peritos em comportamentos animais, ele quer partilhar com você a sua presa. Assim como você partilha com ele a sua casa e a sua comida, ele também o quer fazer. O seu gato reconhece que você é parte da sua família, está agradecido pelo amor que lhe dá e traz a sua presa como se fosse um presente. É como se fosse um prêmio para ele próprio perante a sua caçada. É um símbolo de troféu que diz: olha só o que consegui!

OLHARES INTENSOS – Quando você percebe o seu gato te encarando fixamente, ele não quer te hipnotizar para controlar a sua mente, mas está chamando a sua atenção de uma forma muito intensa para que lhe dê comida ou atenção.

CHEIRAR O SEU ROSTO – Os gatos adoram cheirar tudo, em especial os seus objetos favoritos, como o seu rosto. Não tem uma explicação transcendental. Se o seu gato cheirar o seu rosto, deixe-o cheirar, é um comportamento positivo dele para você.

DESCANSAR EM LUGARES ESTRANHOS – Às vezes o gato considera mais interessante dormir sobre o teclado do seu computador do que sobre uma deliciosa e acolhedora cama. Não importa o quão desconfortável ou frio possa ser: caixas, livros, lavatórios, etc. Simplesmente ele gosta de estar perto da sua pessoa favorita, o seu símbolo de relaxamento.

REPOUSAR SOBRE O PEITO HUMANO – Um dos lugares favoritos dos gatos é repousar sobre o peito humano. Não se encontrou ainda uma razão científica para esta fixação felina, no entanto, a hipótese prende-se mais com o fator emocional. O seu gato gosta de estar conectado com você através das batidas do seu coração e do calor do seu peito. É o lugar onde se pode sentir mais seguro e protegido.

FAZER MASSAGENS COM AS PATAS – É comum ver os gatos em um movimento estranho, como que massageando coisas. Segundo especialistas, este comportamento quer dizer que ele está contente e feliz e lembra o gato de quando era bebê e massageava a sua mãe para retirar o leite. Normalmente este comportamento vem acompanhado de um forte ronronar.

LUTA SAUDÁVEL CONTRA SEUS PÉS – Quando o seu gato procura brigar com os seus pés é porque quer brincar com você e os seus pés chamam a sua atenção, que podem ir de rápido a lento em um segundo e vice-versa. Além disso, saltar e atacar de volta é outra das coisas estranhas que os gatos fazem com o mesmo motivo. Para eles é toda uma diversão.

SONHOS ESTRANHOS COM OS DENTES AO VER PÁSSARO – Praticamente todos os gatos fazem isto. Ficam atentos olhando pela janela, observando alguma ave voando. Enquanto isto acontece costumam fazer sons estranhos com os dentes e o rabo move-se de forma muito ativa. Isto quer dizer que o gato está se preparando e prevenindo para a sua próxima caçada, sentindo e praticando alguma mordida especial e mais eficaz para atacar a presa. Pode ser um sinal claro de excitação, e se não puder sair, converte-se em um sinal de frustração por não poder alcançar a sua presa.

* Fonte: Texto de Nelson Ferreira, em Peritoanimal.com.br.

* Foto: Peritoanimal.com.br.

Compartilhe