RUA TIRADENTES & RUA DR. MARCOLINO

Postado por e arquivado em 2018, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

Dizem que a Rua Tiradentes é uma das mais antigas da cidade, se não a mais antiga. Fato é que ela já constava da 1.ª demarcação de logradouros e bairros de 03 de fevereiro de 1874, prova de que as nossas primeiras autoridades foram simpatizantes da Inconfidência Mineira. Como hoje, começa na antiga Cadeia e ia somente até o Buracão¹. Na segunda demarcação, de 15 de maio de 1916, ela se estendia até a Rua Municipal. Esta, que já foi Rua do Cascalho e Rua dos Ferreiros, é a atual José de Santana. E na 2.ª demarcação, consta o nome da Rua Dr. Marcolino: Principia na Rua Municipal, em frente da Rua Tiradentes, atravessa a Rua da Chapada (atual Farnese Maciel) e a Rua Industrial (atual Marechal Floriano) e vai até a Rua Paranaíba (atual Avenida Paranaíba). Na época, o homenageado era o Chefe do Executivo (Prefeito).

E lá estão as duas ruas, que na verdade, é uma só: uma de cara para a outra. Se a Rua Tiradentes seguiu no tempo sua trajetória de crescimento, por que não continuá-la com o mesmo nome? Por que deu-se o nome de Dr. Marcolino à continuidade da Rua Tiradentes após o cruzamento da Rua José de Santana e não após outro cruzamento? Esse é apenas um exemplo, pois existem inúmeros na Cidade de ruas que começam com um nome e terminam com outro. Coisas de políticos!

Na foto, ainda na Rua Tiradentes, à frente a Rua General Osório; à direita, a Praça Josefina Mourão; à esquerda, o lote misterioso².

* 1: Leia “Aqui Jaz o ‘Buracão’ da Rua Tiradentes”.

* 2: Leia “Lote Misterioso”.

* Texto e foto (04/03/2018): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe