PROLIFERAÇÃO DE REVENDAS DE CARROS USADOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A falta de opções para realizar negócios e a ótima margem de lucro são alguns dos fatores apontados para justificar a proliferação das revendas de carros usados (as chamadas garagens) em Patos de Minas nos últimos meses. Atualmente existem cerca de 15 delas espalhadas pela cidade.

Somente na rua Major Gote estão funcionando 7 revendas de veículos usados. Elas comercializam desde o surrado Fusca dos anos 70 até modelos recentes, seminovos com menos de um ano de uso. O grande número de garagens, na opinião dos próprios garagistas, não significa que o mercado de carros usados está em expansão.

“Já houve época bem melhor”, comenta Paulo Roberto Rodrigues, dono de uma revenda na rua Doutor Marcolino. Ele é endossado pelo também garagista Osvaldo Chagas, que afirma ter havido uma retração nos negócios por causa das altas taxas de juros. Nos últimos dois meses, a valorização do carro usado perdeu para a inflação.

Essa situação contrasta com a proliferação de revendas em Patos de Minas. “Nós perdemos entre 3% e 5% ao mês”, calcula o revendedor Geraldo Lage. Para ele, o que tem atraído o investimento nesse negócio é a segurança que as pessoas sentem ao empregar dinheiro na compra de veículos automotores.

Segundo Geraldo Lage, alguns garagistas estão abrindo seus negócios sem conhecer a realidade atual do mercado e correm o risco de ter que fechar as portas em poucos meses. Na prática, no entanto, a realidade mostra que os garagistas são bem remunerados. Mesmo com a retração nas vendas, eles sempre conseguem lucros acima de outras atividades de maior risco.

* Fonte: Texto publicado com o título “Carro Usado – Patos vive proliferação de garagens” na edição de 13 de novembro de 1993 o jornal Folha Patense, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Autoentusiastas.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in