ALFENEIRO: FEZ A ALEGRIA DE UMA INFÂNCIA/JUVENTUDE QUE NÃO MAIS EXISTE

Postado por e arquivado em 2018, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

A primeira rua asfaltada, Tenente Bino, foi inaugurada em 13 de julho de 1950¹. Pelo histórico da questão, não havia um plano estratégico de asfaltamentos, isso é, não se sabia qual seria a próxima. Prova é a notícia de um debate sobre o assunto entre vereadores publicada na edição de 1.º de setembro de 1952 do jornal O Reporter². Depois do imbróglio, os asfaltamentos foram se sucedendo, desde a parte central da Avenida Getúlio Vargas. Logo se pensou na arborização da avenida. Após muita discussão a respeito, entre outras espécies aplicadas, em 1959 alguém indicou uma árvore resistente às intempéries e boa de sombra: o Alfeneiro. E ele foi plantado em toda a extensão da Avenida Getúlio Vargas.

O Alfeneiro (Ligustrum lucidum), originário da Ásia, fez a alegria de uma infância/juventude patense que não mais existe. Na primavera/verão vem a floração e surgem os cachos de frutinhos redondos e ovalados de coloração verde e preto-azulados depois de maduros. A gurizada se divertia em, sorrateiramente, soprar com um canudinho os frutinhos nos cangotes dos outros, que ficavam procurando o autor da arte. E havia também guerrinhas, sem maiores consequências, até que um olho era atingido e lá vinha bronca dos pais, de ambos os lados.

O tempo passou, a tecnologia chegou e afastou a gurizada do Alfeneiro. Um dia, sabe-se lá quando, as autoridades chegaram à conclusão que o Alfeneiro não produz uma floração bonita, capaz de enfeitar a cidade. Então, elas também, as autoridades, esqueceram o Alfeneiro. E todos eles foram envelhecendo, tornando-se as árvores geriátricas da Avenida Getúlio Vargas. Chegará o dia em que não mais existirá Alfeneiro na cidade. Chegará o dia em que o Alfeneiro deixará saudade. E que esse aí da foto, um dos pioneiros e representante de todos os seus irmãos em igual condição, seja lembrado em seus últimos suspiros de vida.

* 1: Leia “Tenente Bino: A 1.ª Rua Asfaltada” e “Rua Tenente Bino: A Pioneira do Asfalto”.

* 2: Leia “Questão do Novo Asfalto em 1952”.

* Texto e foto (02/03/2018): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe