ZAMA MACIEL

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Nasceu em 30 de junho de 1904 em Patos de Minas, filho do Coronel Farnese Dias Maciel e D. Adelaide Caixeta Maciel. Aos 9 anos de idade foi para o Instituto Gammon de Lavras-MG, tendo depois se transferido para o Colégio Militar de Barbacena-MG, onde terminou o Curso Secundário. Completou os estudos no Colégio Militar do Rio de Janeiro, obtendo em 1926 o diploma de Agrimensura. Voltando à terra natal, logo começou suas atividades na profissão, percorrendo em constantes viagens à cavalo todos os recantos do vasto município e circunvizinhanças, o que lhe valeu tornar-se profundo conhecedor dos acidentes geográficos e a vida de seus habitantes. Coube a ele o traçado geral da Planta da Cidade.

Em 1931, durante o governo de seu tio, Presidente Olegário Dias Maciel, foi nomeado Inspetor Federal de Ensino, cargo este que exerceu até o findar de seus dias. Graças à sua função, veio transformar-se em um verdadeiro técnico de ensino, orientando os estabelecimentos educacionais da região sob sua jurisdição.

Amigo da juventude, incentivou e cooperou para a fundação do Colégio Municipal, hoje Escola Estadual Zama Maciel. Quando da criação da delegacia de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, sediada em Patos de Minas, foi o seu organizador e primeiro Delegado. Político atuante, elegeu-se vereador em três legislaturas consecutivas, e pela sua capacidade de liderança e discernimento político, e ainda o seu reconhecido saber em matéria de legislações administrativa e eleitoral, conquistou a confiança de seu correligionários, passando a dirigir o partido na Câmara dos Vereadores.

Foi também Delegado de polícia. Exerceu o magistério no Colégio Normal Oficial lecionando Português, Matemática, Geografia e História. É de sua autoria a letra do Hino Oficial de Patos de Minas em parceria com o Exmo. Senhor Bispo Diocesano, Dom José André Coimbra, responsável pela música. Orador consumado, seus discursos mereceram aplausos. Era membro da Academia Patense de Letras. Versado em História Universal e do Brasil, notadamente da História patense, estava elaborando uma obra de real envergadura, com extenuantes pesquisas, minuciosos detalhes e estilo pomposo. Animador do esporte, tendo em vista incentivar a mocidade operária nesse setor, fundou a URT – União Recreativa dos Trabalhadores. Insistiu e ajudou na construção do campo de futebol, o atual Estádio Zama Maciel.

De sentimentos humanitários, despojado de vaidades e ambições, recusou-se candidatar a cargos políticos além da vereança. Faleceu solteiro, aos 64 anos de idade, às 4 horas da madrugada do dia 02 de agosto de 1968. O seu sepultamento foi a mais viva demonstração de respeito e carinho que a população patense pôde manifestar por esse filho da terra que ele tanto amava.

* Texto: José Miguel Barbosa.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe