NOTAS DE “O COMMERCIO” EM DEZEMBRO DE 1910

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Na tarde de terça-feira passada, na Fazenda do Cap. José de Sant’Anna , suburbio d’esta Cidade, Delfino de tal foi victima de uma facada, dada por Antonio Modesto, que evadiu-se, logo após a perpetração do crime. O offendido, sendo recolhido á sua residencia, em estado grave, veiu a falecer quinta-feira. É mais um facto a lamentar-se.

A bisbilhotice n’esta Cidade tem tomado um grande incremento, de tempos a esta parte, a ponto de ver-mos casas invadidas até por… (ora imaginam!) até por grupos de pessôas armadas que, a pretexto de prenderem pseudo-criminosos, entram em uma casa, contra a vontade de seu dono, abrem portas e atè… cigarros. Custo acreditar que tenham feito isso a mandado da autoridade competente, porque, julgo-a incapaz de ordenar tamanha arbitrariedade, tão revoltante absurdo. Em todo caso…

Ao nosso amigo e collaborador Major Olympio Borges e á sua virtuosa consorte, enviamos sinceros parabens pelo nascimento de mais uma filhinha. Pelo mesmo motivo, felicitamos ao nosso amigo Almerio Gonçalves de Amorim e sua distincta assenhora.

O delegado de policia d’esta Cidade affixou editaes, ahi pelas esquinas, prohibindo o uso de armas offensivas, entretanto… o pessoal continúa a andar armado na mesma. Para quem appellar? Naturalmente para o unico soldado de que se compõe o destacamento local; porque a elle compete guardar a cadêa que está cheia, limpal-a, a policiar a Cidade e a capturar os criminosos que infestam nosso Municipio. E é o remedio, porque o delegado em pessôa, não é que ha de sahir desarmando os que andam armados pelas ruas, a fazer tudo aquillo.

Esse pessoal graúdo, lá de fóra, parece que já se esqueceu que, em um cantinho de Minas, existe uma Cidade chamada Patos, que merece muito que se lhe attendam as necessidades. Mas, não é assim, devem attender as reclamações do povo, do promotor, do delegado, mandando para aqui uma meia duzia de soldados bons.

O Snr. Major Sesostris Dias Maciel e D. Balbina Luiza Maciel tiveram a gentileza de participar-nos, em dedicado cartão, o contracto de casamento de sua prendada filha Normalista Orietta Maciel com o snr. Miguel Dias Maciel. Gratos pela participação, desejamos aos distinctos noivos, com os nossos parabens, um porvir de venturas.

Foi o seguinte o movimento do Cartorio de Paz d’esta Cidade, durante o mez de Novembro findo: – nascimentos, 1; óbitos, nenhum; casamentos, 1.

Pelo Sr. Ce. Farneze Dias Maciel vai ser montada em sua fazenda da “Gamelleira”, d’este Municipio, uma importante fabrica de manteiga, para cujo fim jà foram adquiridos os necessarios machinismos. Muito bem! Avante!

O Dr. Marcolino Barros, encarregado de toda a liquidação activa do espolio do fallecido Cap. João Antonio Borges, aviza a todos os snrs. devedôres, já avizados, que dia 31 do corrente em diante, começará a promover a liquidação judicial.

Pelo Snr. Inspector escholar foram designados os dias 16, 17 e 18 do corrente, para os exames dos alumnos matriculados nas trez escholas d’esta Cidade, regidas pelos professores Normalista Modesto Ribeiro, Philippe Corrèa e D. Isabel Alves Moreira.

O Sr. Pedro Alves Pereira teve a gentileza de convidar-nos para no dia 31 do corrente, assistirmos ao casamento de seu filho Zama Alves Pereira, com a senhorita Maria Magdalena Tiburcio. Agradecidos, desejamos aos noivos muitas felicidades.

Presidida pelo vice-presidente do Conselho Particular de Patos, Aurelio Caixeta de Mello, e com a assistencia do Rev. Conego Getulio de Mello, teve logar quinta-feira passada, a Assembléa Geral dos confrades de S. Vicente de Paulo.

O Dr. Euphrasio Rodrigues, medico clinico n’esta cidade, avisa a todos os seus clientes, que só attende chamados depois da hora da consulta, que é das 7 às 9 horas da manhã; só fechará o consultório em casos de extrema urgência, como sejam casos de ataques, partos e hemorrhagias; bem assim, os clientes dos subúrbios, que gosarem dos favores da municipalidade, deverão trazer um cavalo, si quiserem ser atendidos com prestesa.

* Fonte: Edições, de 04, 18 e 23 de dezembro de 1910 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dinheirovivo.pt.

Compartilhe