PRIMEIRA-DAMA IRADA

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Dizem que até hoje elas não se falam. Se isso tem alguma importância para o Município, é evidente que não. Mas que a esposa de um prefeito daqui de pertinho ficou fula da vida com a esposa de outro prefeito também daqui de pertinho, isso sim é mais do que evidente. O imbróglio se deu durante as festividades da Festa do Milho, naquele tempo não muito longe quando as filas nos poucos banheiros eram enormes. E como sempre foi corriqueiro, lá estavam autoridades políticas da vizinhança marcando presença no Parque de Exposições. Às vezes, acontece de determinada primeira-dama não conhecer determinada primeira-dama, que só ficam se conhecendo quando os primeiros-damos as levam para bocas livres às custas do povo, como sempre foi e como sempre será. Ou você acredita que toda autoridade de fora que vem à Festa do Milho, à noite, é única e exclusivamente em missão diplomática e por isso a justificativa das despesas pagas pelo erário?

Pois muito bem, num determinado momento uma primeira-dama resolveu ir ao banheiro. Em lá chegando, deparou-se com umas dez representantes de seu sexo à espera da vez. Esperta que é, logo detectou à sua frente uma manceba de lá seus trinta e poucos anos acariciando a barriga. Parece, pensou a primeira-dama, que o problema da colega não era só xixi. Aí a primeira-dama reparou na barriguinha crescida da outra e, num estalar de dedos, seus neurônios trabalharam a mil. Como era acostumada a tomar decisões de prontidão juntamente com o maridão chefe do executivo de seu município, já foi logo gritando:

– Gente, olha aqui, ela está grávida, tem preferência.

Pra que! A de barriguinha crescida se arvorou nos calcanhares e mandou bala nos palavrões:

– Grávida é a mãe, sua fdp, você não sabe com quem está falando e…

É, a moça não estava grávida e a barriguinha crescida nada mais era que um acumulo adiposo indesejado. A primeira-dama, não acostumada a desaforos, se mandou e procurou outro banheiro. De longe, ainda escutou centenas de impropérios da outra. A noite rolou e vários prefeitos com suas respectivas primeiras-damas se encontraram no restaurante do Sindicato num 0800 pago por nós oferecido pelo prefeito patense. E eis que a da barriguinha crescida estava lá. E eis que ela também era uma primeira dama. Dizem que foi um auê daqueles. E dizem também que, mesmo elas já não sendo mais primeiras-damas, até hoje não se bicam.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 10/04/2017 com o título “Jardineira de Pedro Gomes Carneiro”.

Compartilhe