34.ª CÂMARA MUNICIPAL – 01/01/1993 A 01/01/1997

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

Nas eleições de 03 de outubro de 1992 foi eleita a 34.ª Câmara Municipal, que foi empossada em 1.º de janeiro de 1993:

Adalto Antônio Gonçalves (PL), Cleonaldo Raimundo Silva (PDT), Dercílio Ribeiro de Amorim (PFL), Edimê Erlinda Lima Avelar (PDT), Francisco Antônio Domingos (PMDB), Hilário André de Oliveira (PMDB), José Osmar de Castro (PSDB), José Pereira Brandão (PMDB), Júlio César Ferreira (PMDB), Nascimento dos Reis Araújo (PDT), Oton Rodrigues Rego (PDT), Paulo Batista de Castro (PFL), Pedro Lucas Rodrigues (PDT), Sílvio Gomes de Deus (PMDB), Valter Carneiro de Lima (PL), Vicente de Paula Caixeta (PMDB), Walico Pereira (PFL).

A posse foi presidida pelo vereador mais votado, Pedro Lucas Rodrigues. A Mesa Diretora para 1993 ficou assim composta: Francisco Antônio Domingos, presidente; Adalto Antônio Gonçalves, 1.º vice-presidente; Cleonaldo Raimundo Silva, 2.º vice-presidente; Edimê Erlinda de Lima Avelar, 1.º secretário; Nascimento dos Reis Araújo, 2.º secretário. Após, foi dada a posse ao Prefeito Jarbas Cambraia e ao Vice-Prefeito Eduardo Custódio Amaral Gontijo Maia.

Em 26 de março, Nascimento dos Reis Araújo indica o tombamento da Igreja de Nossa Senhora das Dores do Areado. Em 24 de novembro, o serventuário Marco Túlio Porto, em nome dos servidores de Nível Superior Classe C, solicitou aos vereadores a possibilidade de isonomia salarial entre médicos, dentistas e demais ocupantes de cargos superiores. Em 20 de dezembro, foi eleita a Mesa Diretora para 1994: José Osmar de Castro, presidente; Valter Carneiro de Lima, 1.º vice-presidente; Adalto Antônio Gonçalves, 2.º vice-presidente; Cleonaldo Raimundo Silva, 1.º secretário; Oton Rodrigues Rego, 2.º secretário.

Em 07 de fevereiro de 1994, fez-se protesto à proposta referente à diminuição de vereadores e do corte dos subsídios dos mesmos em cidades com menos de 10 mil eleitores. Houve denúncias de irregularidades de saúde na sessão de 22 de fevereiro. Em 21 de março, Nascimento dos Reis Araújo informou que toda vez que vai eleger a Presidência dos Conselhos Comunitários, a EMATER manda representante para manipular um grupo de pessoas. Em 25 de julho, o ex-prefeito Antônio da Valle Ramos apresentou-se como candidato a deputado federal. Em 07 de novembro, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Altamir Fernandes de Souza, relatou sobre os fatos ocorridos no convênio IPREM/UNIMED, informando que os servidores públicos municipais estão preocupados com a possível ruptura do referido convênio. Em 19 de dezembro, foi eleita a Mesa Diretora para o ano de 1995: Paulo Batista de Castro, presidente; Cleonaldo Raimundo Silva, 1.º vice-presidente; Oton Rodrigo Rego, 2.º vice-presidente; Edimê Erlinda de Lima Avelar, 1.º secretário; Nascimento dos Reis Araújo, 2.º secretário.

O prefeito Jarbas Cambraia participou da reunião de 20 de fevereiro de 1995, quando apresentou relatório de suas atividades referentes às ações concretizadas nos anos 1993/1994 e suas pretensões para os exercícios de 19955/1996. O deputado federal Antônio da Valle Ramos, em 06 de novembro, falou aos vereadores de suas atividades no Congresso Nacional. Em 19 de dezembro, foi eleita a Mesa Diretora para o ano de 1996: Júlio César Ferreira, presidente; Valter Carneiro de Lima, 1.º vice-presidente; Adalto Antônio Gonçalves, 2.º vice-presidente; Cleonaldo Raimundo da Silva, 1.º secretário; Vicente de Paula Caixeta, 2.º secretário.

As atas de 1996 não proporcionam informações necessárias para o registro dos acontecimentos. Muito sucintas e não esclarecem quais os projetos aprovados ou não, quais as comunicações, pareceres, discussões e votações.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia – 140 Anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

* Foto: Institucional Câmara Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe