RAMIREZI

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

O Ramirezi (Mikrogeophagus ramirezi) esbanja nas cores e na simpatia. Pacífico e muitas vezes até tímido, é uma ótima opção para aquários plantados¹, pois não costuma fazer buracos no substrato, nem arrancar pedaços das plantas. A adaptação ao novo aquário pode ser lenta, e muitas vezes levar alguns dias até começar a se alimentar na frente do aquarista, o que deixa muita gente preocupada. É importante ter em mente que o Ramirezi costuma buscar alimento no fundo, então mesmo que aparentemente não se alimente prontamente logo nos primeiros dias, se o peixe estiver saudável, buscará por alimentos ao longo do dia e com certeza encontrará algo, até começar a “se sentir em casa” e buscar a ração quando ela é servida, sem receio.

O Ramirezi prefere água com pH ácido, abaixo de 6,5 e um aquário já montado há alguns meses, sem muitas variações de parâmetros ou acúmulo de compostos nitrogenados como amônia ou nitrito, resumindo, não é um peixe recomendado para aquários recém montados. Recentemente começaram a surgir algumas variedades, obtidas através da seleção de exemplares criados em cativeiro. Ao contrário de anos atrás quando só se encontrava as variedades normal e ouro, atualmente é possível encontrar as variedades Azul (Eletrice blue) e Corpo Curto (Short body), todas com nadadeiras de tamanho normal ou véu.

Reproduzi-lo não é difícil, contanto que o peixe esteja bastante à vontade no aquário, o ritual é semelhante aos demais ciclídeos, o casal procura um local para a desova, e depois de limpá-lo bem com a boca, a fêmea deposita os ovos que são imediatamente fertilizados pelo macho. Os pais cuidam dos ovos e dos filhotes ao nascerem. O dimorfismo sexual é realizado com certa facilidade quando em adultos: o macho possui os primeiros raios da nadadeira dorsal maiores que os demais. Na fêmea isso não é tão evidente.

A alimentação não oferece grandes desafios. Onívoro, com o tempo ele deve aceitar bem rações de qualidade, normalmente preferindo grãos a flocos, pois chegam ao fundo com maior facilidade, local onde ele prefere se alimentar. Alimento vivo pode ser oferecido uma vez por semana como complemento de sua dieta.

Principais características – Distribuição: América do Sul; Comportamento: Territorial, pode ser agressivo com outros peixes territoriais de mesmo porte; Tamanho adulto: 4 cm; pH: 5,2 a 6,2; Temperatura: 25º a 29ºC; Dimorfismo sexual: Machos possuem os primeiros raios da nadadeira dorsal maiores; Alimentação:    Ração, patê, artêmia salina, branchonetas, tubifex etc.; Aquário mínimo recomendado: 50 litros; Reprodução: Ovípara.

* 1: Um aquário plantado é aquele que possui terra e plantas naturais, plantadas em seu interior para a construção de um ambiente para os peixes e outros animais aquáticos.

* Fonte: Texto de Marne Campos em Aquaonline.com.br.

* Foto: Marne Campos em Aquaonline.com.br.

Compartilhe