HORDONATO GUIMARÃES: FALECIMENTO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

A população dêste distrito [Santana de Patos] recebeu, com verdadeira consternação, a notícia do falecimento do sr. Hordonato Guimarães, vítima de enfarto do miocárdio, em sua Fazenda “Paraíso”, na madrugada de 12 dêste mês [11/1956].

O finado era filho do coronel Pedro Francisco Guimarães e d.ª Joaquina Maria de Jesus, deixando viúva d.ª Maria Angélica dos Reis, e os seguintes filhos: Dr. Ary Guimarães, médico, residente em Belo Horizonte; d.ª Iracema Guimarães, casada com o sr. Honorico Nunes de Paula, fazendeiro, residente no município de Patrocínio; d.ª Geny Guimarães, casada com o sr. Waldemar Guimarães, fazendeiro, residente no distrito de Guimarânia; d.ª Irami Guimarães, casada com o sr. Moacir Guimarães, fazendeiro, residente nêste distrito, d.ª Coraci Guimarães Nunes, casada com o sr. Albino Nunes, fazendeiro, residente no distrito de Cruzeiro da Fortaleza; os jovens Waldir e Osair Guimarães e senhorinha Vani Guimarães.

Falece o sr. Hordonato Guimarães aos 56 anos de idade, tendo nascido em 1.º de outubro de 1900.

Hordonato Guimarães foi um dos mais ilustres cidadãos santanense. Gozava de estima geral de todos os habitantes do distrito, por suas inigualáveis virtudes de cidadão e de exemplar chefe de família. O seu círculo de amizades era enorme, extendendo-se pelos municípios de Patos de Minas e Patrocínio, e sua vida foi tôda ela voltada ao intenso labor, emprestando sempre seu valioso concurso a todos os empreendimentos ligados ao progresso de sua terra e de todo o município. Militante da política, seu nome era uma bandeira, em tôrno da qual se abrigavam seus companheiros de ideal.

Com o seu prematuro falecimento, Santana de Patos, consternada, vê desaparecer uma de suas mais altas expressões de civismo e honradez, deixando no coração de seus conterrâneos e amigos, sem distinção de classe, uma lembrança imorredoura e mais sentida e perene saudade!

O sepultamento do saudoso santanense teve lugar no cemitério local, às 17 horas do dia 12, com grande acompanhamento de amigos, oficiado pelo rvdm.º Padre José Victor, notando-se a presença de pessoas gradas das localidades vizinhas, destacando-se as seguintes: Dr. Amir Amaral, Prefeito de Patrocínio; major Cristóvão Amaral, Enéas Aguiar, também de Patrocínio; cel. Arlindo Pôrto, dr. Otoniel Pacheco, dr. Joseph Borges de Queiroz, dr. Zama Maciel, dr. Délio Borges da Fonseca, dr. Ximenes de Morais, dr. Sandoval Silveira; dr. Sebastião de Castro Amorim, dr. Benedito Alves de Oliveira, dr. Jacques Corrêa da Costa, dr. Fernando Corrêa da Costa, dr. Antônio Dias Maciel, dr. Ernani Lemos, srs. José Caixeta Frazão, Wagner Nascimento, Sebastião Alves Nascimento, Mário Garcia Roza, representando o Prefeito Municipal, e Antônio da Silva Caixêta, vice-prefeito, todos de Patos de Minas; Geraldo Hasenclever Borges, Rufino Pereira Nunes, Romeu Rodrigo da Silva e Pedro Ricardo Caixêta, de Guimarânia; dr. José Romão e Eraldo Romão, de Cruzeiro da Fortaleza; Amâncio José da Silva, de Brejo Bonito.

Ao baixar o corpo à sepultura, discursaram os drs. Diomar de Matos e Antônio Dias Maciel, aquêle em nome do distrito de Santana e êste em nome da União Democrática Nacional, que produziram brilhantes e comovedoras orações de despedida, daquele que, em vida, foi um benemérito de sua terra e um grande amigo de seu povo e cidadão integro do Município.

À ilustre família Guimarães, uma das mais tradicionais do Município, atingida pelo duro golpe do falecimento de Hordonato Guimarães, Santana de Patos, mais uma vez, apresenta seus mais sinceros sentimentos e profundo pezar.

Em 13.11.56

* Fonte: Texto publicado com o título “Santana de Patos – Faleceu nêste próspero distrito o sr. Hordonato Guimarães” na edição de 02 de dezembro de 1956 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Pdhpsicologia.com.br.

Compartilhe