PIONEIROS DA 1.ª FACULDADE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Aos quatorze dias do mês de dezembro de hum mil, novecentos e setenta e três, às 20 (vinte) horas, no auditório do Cine Riviera, da cidade de Patos de Minas, presentes o professor Durval Antônio Pereira, Presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas, o professor Altamir Pereira da Fonseca, Diretor da mencionada Faculdade, a Congregação de Professores da mesma, autoridades civis e religiosas, o Excelentíssimo Senhor Doutor Jorge Vargas, Deputado Federal, paraninfo, homenageados e grande número de pessoas realizou-se a Sessão Solene de Colação de Grau da primeira turma de licenciandos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Feita a chamada, foi conferido a cada um, pelo Senhor Diretor da referida Faculdade, o grau de licenciado na especialidade abaixo especificada, assinando, no ato, o presente termo:

LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Alba Onisto Pereira, Célida Djanira Ribeiro dos Santos, Célida de Paiva Bahia Franco, Consuelo Nepomuceno, Creusa D’arc do Amaral, Delmar de Souza Fonseca, Francisco Ribeiro de Vasconcelos, João Marcos Pacheco, José Antônio da Silva, Josina Alves, Lina Maria Borges, Maria Abadia de Matos, Maria Alice de Deus Vieira, Maria Aparecida Nogueira, Maria Catarina da Silva, Maria Célia de Deus, Maria da Glória Piau e Silva, Maria Helena da Silva, Maria Inez Rubinger de Queiroz Rodrigues, Maria José Valadão Mendes de Andrade, Maria de Lourdes Alves, Maria de Lourdes Coelho de Queiroz, Maria de Lourdes Fonseca, Maria Madalena da Silva Lana, Maria Tolentino de Amorim, Marinho da Silva Rezende, Mauro Nunes Nascimento, Mércia Aparecida Gomes, Milton Célio Vieira, Nelci Julieta Porto, Paulo Eymard Corrêa Loureiro, Valdir Peres, Vitória Eustáquia Fernandes, Zandra Araújo Cury Viana.

LICENCIADOS EM HISTÓRIA

Alice Borges Vieira, Benedito Alves, Carolina Lucas Vieira, Dercílio Ribeiro de Amorim, Dilza Mundim Pereira da Fonseca, Dulce de Barros Matos, Edna Maria Ramos, Elaine Boaventura Gomes Mazzini, Elga Peres de Araújo, Expedito Caldeira Coimbra, Gaspar Braz de Araújo, Geremia Guetti, Ione Augusta de Santana Novaes, Ita Juca de Magalhães, João Fonseca dos Santos, José Eustáquio Nunes, José Siqueira de Moura, Margarida Maria Nunes Borges, Maria de Assunção Pedra Leão, Maria Célia Mendes, Maria Dalva Alves Santos, Maria Helena Coutinho, Maria Joana Pereira, Maria Marta de Queiroz Soares, Maria Olímpia Amorim, Marília Ribeiro dos Santos, Marilisa Armada, Marlene Rodrigues Porto, Martha Meireles Carias, Nair Nunes do Couto Vieira, Neumann Resende da Silva, Nilza Vieira Alvarenga, Renato de Almeida Lacerda, Rosamira Nogueira de Carvalho, Silésia de Souza Maia Castro, Sônia Vida da Silva Andrade, Zita Mary Cardoso.

LICENCIADOS EM LETRAS

Adamar Gomes de Souza, Albino Gonçalves Caixeta da Cunha, Antônia Nunes de Lima, Antônio Vicente do Amaral, Augusta Maria Mendes, Beatriz Filgueira, Edson Geraldo Gomes, Élida Maria Borges, Eneida Armada Nascentes, Fábio Batista Piau, Gessé Chagas, Gessymar Rodrigues Pereira Amaro, Ivone Mágdala de Oliveira, João Nazário Gonçalves, Kátia da Fonseca, Leda Marília Ribeiro, Mafalda Maria Nepomuceno, Márcia Novelino, Margarida Ribeiro da Rocha, Maria Cândida Ferreira, Maria Carmen de Castro Bernardes, Maria Ecilda Medeiros Pena, Maria Goretti Farace Pereira, Maria Helena de Oliveira Alves, Maria Lino de Castro, Maria de Lourdes Rocha Ribeiro, Maria Raimunda Coutinho, Maria Suely de Sousa Pacheco, Moacir Cordeiro, Norma do Couto Álvares, Oneida Maria Borges Couto, Selda Ferreira Maciel Gonçalves, Sonja Alves Ferreira.

LICENCIADOS EM MATEMÁTICA

Alfredo Álvaro Lemos da Fonseca Armada, Andréa Marta da Silva Lana, Celina dos Santos Gonçalves, Edgard José de Oliveira, Elhon Cruvinel Borges, Elma Silveira Castro, Geralda Maria de Jesus Oliveira, Geraldo Pereira Santiago, Ivis Alves Cardoso Pasquale, Izabel Maria Fonseca de Queiroz, Januário José Pinheiro, João Gonçalves Neto, Laumar Santos, Lúcia Helena Silveira, Maria Amélia de Amorim, Maria Augusta de Mello Cimetta, Maria das Graças Santos Fonseca, Maria Inês Mendes de Paiva, Maria de Lourdes Rosa Coimbra, Maria Lúcia do Carmo Florêncio, Maria Marlene Soares, Maria Marra de Araújo Rocha, Maria Marta Lima Pinheiro, Maria Soares de Brito Rabelo, Marileuse do Rosário Lima, Marlene de Oliveira Borges, Natal Gomes Porto, Natalícia Maria Honório, Nicomedes Barbosa de Oliveira, Osvaldo Matias de Abreu, Otildes Borges, Renê de Deus Vieira, Tomaz Eustáquio de Aquino Nunes, Vicente de Paulo Amorim, Vilma Maria Caixeta, Woldete Ferreira Gontijo.

LICENCIADOS EM PEDAGOGIA

Antônia do Prado Batista, Benilde Borges Almeida, Brenda Mello, Carmen Lourenço Braga Borges, Celsuita Pereira Guimarães, Eleusa Pereira da Fonseca, Corina Afonso Ribeiro Amorim, Darci Gonçalves Pereira, Eleusa Azevedo, Eusa Pereira Borges Fonseca, Gilda Côrtes de Queiroz Pereira, Glória de Melo Bruno Santos, Hilda Abadia da Mota, Ianez Neiva de Oliveira, Iolanda Maria Albino, João Evangelista Gonçalves, José André Caldeira Coimbra, Kátia Maria Teixeira, Luzia de Araújo, Mara Márcia Magalhães Rocha, Márcia Célia e Silva Rodrigues, Maria Dulce de Andrade, Maria José Alves de Souza, Maria José Gomes, Maria de Lourdes Melo Morais, Marilda Dias da Silva, Mathilde Maria de Sousa, Meire Terezinha, Monalisa Ribeiro de Barros Cardoso, Neusa Cruz, Olga de Matos Mendes, Sônia Pereira Saldanha, Sônia Ribeiro de Almeida, Vanusa do Carmo Florêncio, Vera Resende de Melo, Wilma de Souza e Silva.

Em seguida, o Diretor da Faculdade passou a palavra ao formando João Marcos Pacheco para falar em nome dos graduados. Fazendo uso da palavra, o orador da turma saudou o paraninfo, Deputado Federal José Vargas, ressaltando sua grande atividade parlamentar, honestidade de propósitos e integridade. Salientou ainda o auxílio que vem prestando à Faculdade de Filosofia, através de sua verba especial consignada anualmente no orçamento da União. Continuando, o orador fez um levantamento das atividades escolares desta primeira turma, relembrando os sacrifícios e a obrigação de todos com objetivo de melhorar as condições humanas do meio estudantil e social de Patos de Minas e da região. Elogiou eloqüentemente a servente da Faculdade, arrolando essencialmente suas qualidades de convivência com os estudantes da Faculdade. Encerrando, agradeceu a honra de representar todos os formandos nesta data solene e cumprimentou a todos os colegas e seus familiares.

Em seguida, o presidente da sessão deu a palavra ao paraninfo da primeira turma, Deputado Federal Jorge Vargas, o qual foi aplaudido de pé por todos os seus afilhados. Fazendo uso da palavra, o orador saudou as autoridades, agradeceu o amável convite e a insigne honra de paraninfar a primeira turma de formandos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Evidenciou a importância desta escola no Município e na região como veículo de cultura e ampliação de conhecimento. Tornou bem visível ser esta casa de formação de professores, uma célula com grande potencialidade reprodutiva, da qual surgirão novas células e novos embriões do ensino superior em Patos de Minas. Distinguiu o grande trabalho dos administradores da Instituição colocando-os na vanguarda do trabalho em prol da implantação do ensino superior em Patos de Minas. Traçou ainda inúmeras considerações a respeito das escolas de nível superior de todo o país, elogiando o trabalho que tem sido feito pelo governo federal e especialmente pelo Ministério da Educação e Cultura a favor da melhoria das condições universitárias. Encerrou suas palavras com uma saudação carinhosa aos pais dos formandos e a eles próprios.

O presidente da sessão traçou uma série de considerações a respeito do funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Afirmou que a Fundação Educacional, da qual é presidente, tudo tem feito para harmonizar a vida universitária da Instituição. Salientou que apesar dos pequenos entraves, a Faculdade tem funcionado a contento e grande era sua alegria em estar presidindo esta sessão solene. Agradeceu o comparecimento dos familiares e amigos dos formandos, das autoridades, da imprensa falada e escrita, da congregação e dos demais membros dos corpos docente e discente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Em seguida, encerrou a sessão comunicando que os graduados receberiam os cumprimentos no saguão do edifício.

* Fonte: Termo de Colação de Grau da Primeira Turma da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas, via Marcos Antônio Caixeta Rassi.

* Foto: Primeira página do Termo de Colação de Grau da Primeira Turma da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas.

Compartilhe