COMERCIANTE LADINO

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Antes de assumir a Prefeitura em março de 1951, o Dr. Jacques Corrêa da Costa sabia que o comércio patense estava levando seus negócios na maciota, isto é, o que tinha de lojista enganando o fisco não era brincadeira! Com a firme convicção de que o prejuízo para o erário era enorme, resolveu instituir uma comissão de fiscalização para dar um fim aos folgadões. E já no primeiro dia de governo teve muito comerciante chiando da dureza dos fiscais. Dizem, sabe-se lá quem e se foi verdade ou não, que por causa da ação do Dr. Jacques, foram-lhe imputadas algumas ofensas anônimas que ficaram registradas na História¹.

Bem, a História que trate de confirmar ou não os fatos. O que importa é que na Rua Major Gote, no Centrão da Cidade, havia um comerciante que era considerado o mais ardiloso de todos. Tão ardiloso que contratou um funcionário que ficava rondando as imediações do seu estabelecimento comercial para anunciar a presença de algum fiscal. Num belo dia, quando o ladino estava descarregando um caminhão de mercadorias sabe-se lá vindas de onde, chegou o vigiador de fiscais gritando:

– Patrão, patrão, vem vindo aquele chato do fiscal.

Como os neurônios sonegadores do comerciante eram mais rápidos que a velocidade da luz, imediatamente ordenou:

– Voltem a carregar, voltem a carregar.

Os três chapas olharem-se confusos com a ordem e, momentaneamente, ficaram sem saber o que fazer. E o patrão repetiu:

– Anda, vamos, voltem a carregar o caminhão, vamos, vamos…

E os homens voltaram a carregar o caminhão. Em chegando, o fiscal foi logo inquirindo e o bate-papo revelou a esperteza do comerciante:

– Muita boa essa venda, vê-se logo que foi uma das melhores ou senão a melhor do ano até agora. Por favor, gostaria de ver as notas fiscais dessa venda.

– É o seguinte seu fiscal, estou vendo primeiro o quanto de mercadoria cabe dentro do caminhão para depois emitir as notas fiscais.

– Isso não pode mais, meu senhor, é determinação do Prefeito, por isso as notas fiscais tem que ser emitidas antes da mercadoria ser posta no caminhão.

– Ora, ora, ora, e não é que me esqueci desse pequeno detalhe? Então, gente, vamos respeitar a lei, voltem com tudo para o depósito.

* 1: Leia “Tentativa de Desmoralização do Prefeito Jacques Corrêa da Costa 1 e 2”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 28/02/2013 com o título “Prefeitura em 1916”.

Compartilhe