SCOTTISH FOLD

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Conhecido por suas orelhas dobradas para frente e por ter o hábito de dormir de barriga para cima, o Scottish Fold é um gato de porte médio e temperamento especialmente amável e carinhoso. Os seus traços físicos singulares, aliados a reputação como companheiros excepcionalmente amorosos, fazem dele um dos gatos mais procurados como animal de companhia. No entanto, a raça ainda é considerada rara e os filhotes costumam custar mais caro do que a maioria dos gatos de raça pura.

A raça originou-se de uma gata branca chamada Susie, que foi encontrada em uma fazenda na região de Perthshire, na Escócia, em 1961. Esta gata tinha uma dobra no meio das orelhas, que fazia com que ela tivesse a aparência de uma coruja. Quando teve uma ninhada de gatinhos, dois deles nasceram com as mesmas características na orelha e um deles foi adquirido por um fazendeiro vizinho, chamado William Ross, que registrou a raça no Governing Council of the Cat fancy (GCCF) na Grã-Bretanha em 1966, e começou a criação da raça Scottish Fold com o auxílio do geneticista Pat Turner. Todos os gatos da raça compartilham um ancestral em comum com esta gata. A raça passou por diversos aprimoramentos genéticos desde então.

De porte médio, os machos pesam de 4 a 6 kg, enquanto as fêmeas pesam de 2,7 a 4 kg, em média. A estrutura é robusta, com pernas e pescoço curtos e corpo, cabeça e face arredondados. Os olhos são grandes. A pelagem pode apresentar qualquer variedade de cor, incluindo o branco. Quanto ao pelo, duas variações: curto e longo. O de pelo curto é denso, parecido com pelúcia, e de textura macia, assim como o de pelo longo; a diferença, além do comprimento, é que o segundo tem pelo mais longo nas coxas superiores e cauda emplumada. A expectativa de vida é de 11 a 14 anos.

São animais dóceis e calmos, que se adaptam bem ao ambiente doméstico e desenvolvem laços duradouros com seus donos. Adoram o contato e receber carinho. Não são tímidos e costumam ficar sempre perto dos humanos. Podem seguir as pessoas da família dentro da casa. São inteligentes, podem aprender truques e ser treinados para buscarem coisas. Convivem bem com crianças e, se adaptados, com outros animais de estimação. Praticamente não mia, somente no caso das fêmeas quando estão no cio.

As orelhas precisam de cuidados especiais devido às suas peculiaridades, pois acumulam mais cera do que em outras raças. Limpeza com algodão ou pano macio e úmido com uma mistura de vinagre e água morna é suficiente. O banho pode ser mensal, e a raça precisa apenas de uma escovação semanal para manter o brilho e eliminar emaranhados e pelos mortos. As unhas devem ser cortadas a cada duas semanas e os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes na semana.

Para mantê-lo entretido, dê-lhe brinquedos e ofereça meios de lazer para que ele se divirta enquanto você está fora de casa. E quando chegar, não deixe de lhe dedicar atenção e carinho, pois ele sente sua falta. Ele gosta de ser incluso nas atividades da casa e ficar com os seus humanos, pois é um gato que precisa de atenção constante. Deixá-lo sozinho por longos períodos de tempo pode entediá-lo ou fazer com que apresente comportamento destrutivo ou ansiedade de separação.

Todos os gatos da raça nascem com orelhas retas, assim como qualquer outro gatinho. Elas se dobram entre os 18 e 24 dias de vida, mas apenas naqueles que carregam o gene que provoca essa dobra, que corresponde a cerca da metade dos casos. Os outros casos são chamados de “dobras retas” pelos criadores e são menos caros do que os de orelhas dobradas, já que não trazem a principal característica da raça.

* Fontes: Blogdogato.com.br e Canaldopet.ig.com.br.

* Foto: Cattime.com.

Compartilhe