GINÁSIO MUNICIPAL DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

É o professor Anair José de Santana que fala da fundação do Ginásio: “Foi em 1939. Andei fazendo uns negócios em Belo Horizonte (Ginásio Tristão de Athayde) e acabei perdendo muito dinheiro. Quando a pessoa está estourada, nada melhor do que uma volta às origens. Foi o que fiz. Embarquei para Patos com a idéia de fundar um ginásio. Entendi-me com Monsenhor Manoel Fleury e logo recebi integral apoio para a instalação do ginásio no velho prédio do grupo escolar¹, desocupado e entregue à paróquia. Depois de instalado, o Ginásio Municipal de Patos não pode receber o visto do Inspetor regional de ensino. Estava fadado ao fracasso. Quando senti que de nada adiantavam meus esforços, dirigidos de Patos, resolvi jogar uma cartada. Tomei a jardineira, fui para Catiara, pernoitei, e no dia seguinte, bem cedo, tomei o trem da RMV para Belo Horizonte. Na capital, recebido em palácio pelo governador Benedito Valadares, fui logo dizendo: ‘Governador, vim aqui para obter a ajuda de V. Exa. na aprovação oficial do Ginásio Benedito Valadares, de Patos’”.

O professor Anair voltou com o ginásio regularizado.

Depois de alguns atritos com autoridades da época, o professor Anair regressou a Belo Horizonte, ficando o ginásio entregue à direção do padre João Batista Balke. Posteriormente, foi dirigido pelo padre José Batista de Lima.

Com a chegada a Patos, em 1945, das Irmãs Sacramentinas, o estabelecimento experimentou radical transformação. Um curso normal foi criado em 1947 e, em 1948, a cargo exclusivo das religiosas, o nome é mudado para Escola Normal e Ginásio Nossa Senhora das Graças, funcionando hoje no mesmo local desde o início, na Avenida Getúlio Vargas, agora como Colégio Nossa Senhora das Graças – CNSG.

Em 1942, o professor Anair Santana publicou um livreto a respeito do Ginásio Municipal de Patos. É um documento histórico valioso por nos vislumbrar como os educadores da época lidavam com o assunto, com suas duras regras no intuito de incutir na mente do adolescente os sentidos moral e cívico necessários para sua formação:

AOS SENHORES PAIS:

O Diretor do Ginásio Municipal de Patos fundou este estabelecimento de ensino, no regime de internato, semi-internato e externato, com o intuito elevado de, sobretudo, criar um educandário cristão, modelar, para prosseguir, completando e melhorando, a educação começada na casa paterna, de conformidade com o sublimado idealismo cristão.

O Ginásio que se propõe, antes de tudo, distinguir-se pela excelência e esmero da instrução ministrada aos discentes, cura do ótimo tratamento e cuidado que preside ao aplicar-se à educação, já sob o ponto de vista moral e intelectual, já social e física, dos ginasianos.

IDEAL A ATINGIR

Plasmar caracteres de boa têmpera: veros cidadãos e veros cristãos, identificados com as circunstâncias atuais e as necessidades urgentes do Brasil. Para isso, selecionou-se um corpo docente que observa com rigor os princípios em que se baseiam a boa moral, o civismo, a honradez, a civilidade; as perfeitas leis da língua pátria. Que nossos verdadeiros educadores não se deslembrem de que “nem só de pão vive o homem”, nem se julguem lentes de suas disciplinas, mas colaborem, de corpo e alma, com afinco, no aperfeiçoamento moral e intelectual dos seus discípulos, trazendo sempre no espírito a máxima latina: Sapientia Mater Vitae Est.

PATOS

Salve! cidade luminosa, de manhãs incomparáveis e crepúsculos encantados e misteriosos. Ao teu lado, pelas tuas intermináveis planuras, deflue o Paranaíba no seu leito de diamantes, fonte principal das riquezas destas plagas.

Tuas terras, de uberdade sem par, produzem abundantemente o trigo, o arroz, o famoso feijão Catiara, além de muitos minerais e, sobretudo, o diamante, criador da riqueza de Patos.

Longe se projeta a fama da Princesa do Oeste de Minas e os forasteiros afluem para aqui, ávidos de aventuras e opulência, penetrados do anseio e da ambição de construir e edificar. Corre o dinheiro e surge esta cidade, que a sua situação, clima e fertilidade, o espírito empreendedor, ordeiro, laborioso e inspirado do ideal de honra e honestidade da sua gente lhe vaticinam futuro radioso e promissor, parcela minúscula do extraordinário futuro próspero do Brasil.

Terra minha muito amada, daqui saí, ingressei no Colégio dos Maristas, essa escola da religião, do amor e do trabalho, onde se alicerçaram os primeiros fundamentos do meu caráter. Aos Maristas dedico veemente afeto, toda minha gratidão. Deixei o Colégio dos Maristas por faltar-me vocação para a carreira religiosa.

Logo no início da minha juventude, ao destino aprouve fazer-me pai de família com a morte de meu saudoso progenitor. Levei minha mãe e sete irmãos para a bela Capital mineira – Belo Horizonte, e encarei o mundo frente a frente. Pobres e ignorados, Deus não nos desamparou, entretanto. Trabalhei, sofri, lutei, mas venci. Coloquei todos os irmãos, encaminhando-os e muitos outros rapazes que, hoje, cursam as academias de Belo Horizonte, devem a mim o início dos estudos. Meu esforço foi abençoado pelas orações de minha querida mãe. Bacharelei-me em direito, minha grande aspiração.

Aqui voltei, hoje, Patos, para comunicar aos teus filhos e meus diletos conterrâneos o meu entusiasmo pela luta e amor a uma vida nobremente vivida, fé em Deus e nos destinos dos teus filhos e do Brasil.

Aí está o meu estabelecimento de ensino, o Ginásio Municipal de Patos, acolhe-o com a tua cálida simpatia, o teu carinho. Eu, que, mercê de Deus, tenho vencido, ensinarei aos teus filhos que o homem vale não somente pelo que possui em bens materiais, mas, acima de tudo, pelo teu saber e valor moral.

Com a tua ajuda imprescindível, ele imprimirá, forja de valores e caracteres, o fogo sagrado do amor à Verdadeira Vida aos teus rebentos, para, com a nossa contribuição, edificarmos um Brasil forte e sábio, cônscio de sua soberania no mundo.

Anair Santana

Patos, janeiro de 1941

EDUCAR E ILUSTRAR

Toda instituição, estabelecimento, ou fundação que se destina, como o Ginásio Municipal de Patos, a educar e ilustrar jovens, cujos pais honram os seus dirigentes com a sua confiança e preferência, assume tal relevância no conceito dos espíritos bem formados, dos patriotas convictos, que estes estabelecimentos tomam posição na primeira plana dos que embasam as diretrizes e a rota das nações.

Educar e ilustrar, em harmonia com os preceitos cristãos e de acordo com o exaltado conceito nacionalista, sem se descurar a princípio internacionalista, assume um sentido nimiamente patriota e de indiscutível brasilidade.

Educar e ilustrar é criar e inspirar novos seres humanos; é fornecer aos espíritos armas verdadeiras para a luta pela vida e imprimir-lhes direção certa e indesviável a procura da Verdade, da Ciência e da Sabedoria; é aguçar-lhes as capacidades, o entendimento e a penetração mental a fim de os habilitar a ponderar e avaliar, e distinguir o falso e o  verdadeiro, o justo e o injusto, entre o bem e o mal, o transitório e o eterno, para lhes dar o senso da opção.

Focalizada segundo este ideal, uma casa de ensino é mais que o lar: Irmana-se com o templo; o mestre sobreleva o pai para se emparelhar com o sacerdote.

Assim conceituamos a finalidade da excelsa arte de ensinar e o destino dos verdadeiros mestres. Oxalá sejamos ditosos nos nossos propósitos.

O EDIFÍCIO DO GINÁSIO

O Ginásio Municipal de Patos está instalado no prédio do antigo grupo escolar “Marcolino de Barros”, edificado pelo Governo do Estado especialmente para casa de ensino.

Como é sabido, tais construções são arquitetadas por engenheiros especializados e obedecem a todas as exigências da pedagogia moderna, que respeita a aeração, higiene, iluminação e orientação da diagonal do edifício, de forma que favoreça a ótima insolação do mesmo, porquanto a ciência de nossos dias provou que a luz solar, com os seus raios vermelhos e infravermelhos, violetas e ultravioletas, é o máximo fator de salubridade natural pela sua ação germicida e tonificante.

Luz é vida.

Ademais, a casa acha-se provida de abundante água corrente, com pias e torneiras suficientes; instalações sanitárias mantidas em permanente e rigoroso asseio.

Magnificamente situado no coração da cidade, em local de fácil acesso para os alunos de quaisquer pontos de Patos, o Ginásio enriqueceu-se com a aquisição, feita pelo Diretor, de mais quatro terrenos para a sua praça de esportes que a direção pretende dotar, em breve, com todos os aparelhos ginásticos necessários. No recreio interno, vêem-se bebedouros higiênicos, de esguicho, que torna desnecessário o uso de copos de vidro ou papel, ou, ainda, das mãos, que, muita vez, o aluno deixa de lavar, premido pela sede.

As amplas salas do estabelecimento, claras e bem ventiladas, foram mobiliadas com todos os móveis necessários ao funcionamento normal e eficiente das aulas.

Como os nossos clichês o mostram, possui o Ginásio os seus gabinetes de ciências naturais, física e química, com as suas coleções de cartões ilustrados, aparelhos mecânicos para a instrução dos diversos ramos da física.

Para o estudo da anatomia e dos diferentes ossos do corpo humano, contamos com um corpo humano artificial de 1,60 de altura, de confecção alemã, trabalho eximiamente acabado e perfeito, em massa, desmontável, de maneira que os alunos podem, com facilidade, aprender e memorizar as partes, que integram o corpo humano, tais como: músculos, órgãos, aparelhos, sistema venoso e arterial, etc.; para a análise do aparelho ósseo, possuímos um esqueleto natural, completo nos mínimos pormenores.

As aulas ainda contêm grandes quadros-negros, em lugares bem visíveis, sem o que as preleções dos mestres perderão muito da sua eficiência.

Carteiras e quadros-negros foram fabricados sob a orientação do Diretor, sob medidas por ele fornecidas, fruto de sua longa experiência no ensino.

Há muito que a Princesa do Oeste se vinha ressentindo da falta de um estabelecimento nessas condições e foi preciso que um seu filho compreendesse tal necessidade e tomasse sobre seus ombros a tarefa de sanar tal lacuna.

O INTERNATO

O dr. Anair Santana, desejando ampliar a função do Ginásio, pois observou que este, assim, tem maiores possibilidades, notando o progresso de Patos, mormente sob a gestão esclarecida, ponderada e vanguardista do prefeito Clarimundo Fonseca, que, conhecedor das enormes responsabilidades dos hodiernos homens do governo, tem sido um baluarte do “Ginásio Municipal de Patos”, o diretor resolveu, também, abrir um internado conjugado com o externato.

Para isso, comprou os prédios ao lado do Ginásio, remodelou-os, higienizou-os e aparelhou-os de todo o essencial para as acomodações indispensáveis ao bem-estar dos educandos: dormitórios bastante ventilados, iluminados, espaçosos; refeitório alegre e cozinha provida dos utensílios adequados ao seu mister; ótimos chuveiros e banheiros e sanitárias higiênicas. Mas, para o internato, para o zelar, a quem foi buscar o dr. Anair Santana?

A outra pessoa não quis confiar esse alto dever, senão à sua própria mãe, porquanto conhece o seu tato especial para se haver com os jovens, sempre amena no trato, cheia de desvelos e toda carinhosa para com os pequenos.

Destarte o internato estar em mãos hábeis e os senhores pais poderão ficar tranqüilos, quanto ao estado de seus filhos. Além do mais, o Diretor está sempre alerta à mínima perturbação da saúde dos discentes, uma vez que, para estes serem admitidos, urge apresentar-se o respectivo atestado médico.

É óbvia a necessidade de tal medida, pois moléstias contagiosas, em recintos onde haja aglomerações humanas, rapidamente se propagam, em vez de serem debeladas.

Relativamente à questão sanitária e aos bons costumes, o Diretor é intransigente.

A ALIMENTAÇÃO

Em face do avanço da medicina na atualidade, a alimentação avultou tanto de importância, que, ao presente, muitos doutores nessa ciência, para a cura de um sem número de moléstias, tais como: raquitismos, certos estágios da tuberculose, inumeráveis outras doenças, apenas prescrevem bem dosados, selecionados e estritamente controlados regimes estéticos.

O prazer da mesa oscilou do pólo dos instintos para o pólo da razão e do conhecimento, e nos domínios da medicina, em plenas luzes do século XX, surgiu e por demais importante ciência da nutrição, tabelando os alimentos, seriando-os de acordo com o seu quociente energético e de reparação, segundo os seus vários coeficientes vitamínicos e de substâncias protéicas ou azotadas, etc.; e a bromatologia ou estudo meticuloso dos alimentos alinhou-se nos capítulos dos tratados sobre química biológica e fisiológica.

Ciente e consciente do perigo que corre o organismo ainda em formação do adolescente, o Diretor viu-se no dever de aprofundar detidamente a matéria, para orientar, com segurança, sua mãe, no que concerne aos diferentes valores nutrimentais dos diversos alimentos, afim de poder proporcionar aos jovens confinados à sua guarda, a nutrição verdadeira e não fictícia, requerida pelos seus corpos em movimento.

Por isso, apesar da certeza que tem de que sua progenitora se desvelará na medida do possível para preparar aos alunos, com o maior asseio e higiene, os alimentos, o Diretor está sempre à frente presidindo ao critério da escolha dos alimentos conforme a tabela dos seus teores vitamínicos.

Aliás, neste particular, nossa cidade é privilegiada, não lhe escasseando as frutas, legumes, hortaliças e verduras, etc., tão vitaminíferos. Assim, pois, à nutrição dos internos assegura o Diretor aos senhores pais dedicar constante desvê-lo e a atenção que requer esse fator importantíssimo da vida dos escolares, no que tange à sua saúde.

ADMINISTRAÇÃO

O Ginásio Municipal de Patos, fundado em 1939, pelo dr. Anair Santana, na cidade de Patos, para proporcionar à juventude brasileira sólida instrução literária, mora e cívica, paralelamente à esmerada educação religiosa com orientação católica, tem como diretor geral o seu fundador dr. Anair Santana, por responsável pelo Internato a d. Joanita Santana e secretário o sr.
Artur Bernardes Santana.

CORPO DOCENTE

Monsenhor Manuel Fleury Curado – Religião e latim.
Dr. Anair Santana – Francês e matemática.
Sr. Aguinaldo Magalhães Alves – Português e matemática.
Dr. Ernani de Morais Lemos – Português.
Dr. Aristides Alves Pereira – Latim.
Dr. Antônio Ferreira Maciel – Inglês.
Dr. Osvaldo Toledo – Física, química e história natural.
Dr. Oliveiros Marques de Oliveira – Geografia e história.
Dr. José Gonçalves de Amorim – Desenho.
D. Yolanda Arnoni Santana – Desenho.
D. Diva Santana Nogueira – Desenho.
Sr. Jair Moreira – Curso de admissão.
D. Laudemira Ribeiro – Curso de admissão.

OS CURSOS MANTIDOS PELO GINÁSIO

Para colimar a sua finalidade educativa, o estabelecimento mantém os seguintes:

a) curso primário, para estudantes de 8 a 16 anos; b) curso de admissão, para os que hajam completado o curso primário; c) curso secundário, na conformidade das leis vigentes.

OS EXAMES DE ADMISSÃO

Os candidatos aos exames de admissão devem possuir os seguintes documentos.

a) – requerimentos nos dizeres do modelo à pag. 22;
b) – certidão de idade que prove ter 11 anos, ou que os terá nos 4 meses após os exames;
c) – atestado médico de saúde e vacinação anti-variólica.

Segunda a legislação vigente, os exames de admissão far-se-ão no estabelecimento, em que o examinado fará a 1.ª série, sendo duas as épocas para isso: a 1.ª – na segunda quinzena de fevereiro, e a 2.ª – na primeira quinzena de dezembro.

MATRÍCULA E ANO LETIVO

I

Abrir-se-á a matrícula a 15 de dezembro.

Querendo matricular-se no curso secundário, o aluno dirigirá requerimento ao Diretor do Ginásio acompanhado de:

1) – um certificado provando ter sido aprovado no exame de admissão, se a matrícula for na 1.ª série ao curso secundário;
2) – uma guia de transferência, dada pelo ginásio de que se transfere, se quiser matricular-se noutra série que não a 1.ª, ou quando, desejando matrícula na 1.ª série, a houver freqüentado certo tempo em outro estabelecimento. A guia de transferência só se fornece, pelo geral, no decurso das férias (de15 a30 de junho e de 15 de dezembro a 14 de março).

II

A lei determina que o ano letivo comece a 15 de março, convindo, portanto, que os alunos se apresentem na véspera do dia em que as aulas se iniciem.

O encerramento das mesmas dar-se-á a 30 de novembro, seguindo-se as férias do dia, em que terminam os exames, em dezembro, até 14 de março.

No meio do ano, de 15 a 30 de junho, há também um período de férias.

PAGAMENTOS

Jóia – Os alunos internos e semi-internos pagarão no ato da primeira matrícula 50$000 e os externos 15$000.

CONTRIBUIÇÕES

Internos: – admissão e primário – 625$000 por semestre
1.º e 2º anos ginasiais – 700$000 por semestre
Semi-internos: – admissão e primário – 525$000 por semestre
1.º e 2.º anos ginasiais – 600$000 por semestre
Externos: admissão – 150$000 por semestre
1.º e 2.º anos ginasiais – 200$000 por semestre

Dos alunos internos será cobrada a taxa médica de 25$000 por semestre. Aconselha-se muito que os alunos internos tenham um depósito para livros, remédios, fornecimentos diversos, etc.

Condições: O pagamento será sempre feito adiantadamente e por semestre. Uma vez começado, o semestre considera-se vencido para o efeito do pagamento, e não se restitui quantia alguma, por mais especioso que seja o motivo da retirada do aluno.

Alunos irmãos internos gozam de um desconto especial de 10% para o 2.º, 20% para o 3.º e 25% para os demais.

O DIRETOR NÃO SE RESPONSABILIZA

Sobre si não toma o Diretor nenhuma responsabilidade por importâncias em dinheiro, jóias e objetos supérfluos, em posse dos alunos, nem por roupas ou objetos de uso não devidamente necessários.

ASSISTENCIA MÉDICA E DENTÁRIA

O Diretor, os professores, regentes, alunos e serviçais estarão sujeitos a periódicos exames de saúde, feitos por um médico que se chamará para procedê-los a dar consultas aos internos que delas precisem e atender aos necessitados da assistência.

É de grande vantagem para os estudantes terem os dentes constantemente em bom estado de higiene e conservação.

Para isso, cada aluno escolherá o seu dentista, submetendo, todavia, o orçamento à aprovação do pai ou de seu correspondente.

O diretor só se responsabilizará por pagamentos ao dentista, se, pelo pai do cliente ou por quem lhe fizer as vezes, for antecipadamente depositada na Secretaria do Ginásio a importância exigida.

O ato da matrícula de um aluno significa integral assentimento aos dispositivos do presente prospecto e às exigências da administração.

DISCIPLINA

Pede-se atenção para os seguintes dispositivos disciplinares:

1.º – A disciplina no Ginásio é a da família católica: branda, mas firme.
2.º – Os internos têm o direito a um passeio de algumas horas pela cidade, aos domingos, se o merecerem pelo seu comportamento e notas.
3.º – É expressamente proibido ao aluno fumar.
4.º – Só serão admitidos no ginásio alunos externos que morem em casa dos pais ou turores.
5.º – Os alunos não poderão possuir armas proibidas.

INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Para contribuir para a boa formação moral, intelectual e social dos educandos, o Ginásio criou o “Grêmio Duque de Caxias”, o “Clube de Leitura Monsenhor Fleury”, a “Congregação Mariana” e o jornalzinho do Ginásio – “Alma de Criança”, que publica todos os acontecimentos do estabelecimento: festas escolares, aniversários de alunos, dos professores, do diretor; notas sobre a assiduidade dos alunos, aproveitamento, comportamento e aviso aos pais das falhas dos filhos. Além do jornal, os srs. Pais recebem o boletim das notas.

UNIFORME

(Obrigatório para todos os alunos)

1 paletó-jaqueta de casemira azul,
2 camisas brancas com colarinho,
1 gravata azul comprida,
2 calças brancas,
2 pares de meias pretas,
1 par de sapatos pretos,
1 boné, 1 cinto, conforme modelo fornecido pelo ginásio.

Atenção – O ginásio pode encarregar-se de mandar fazer os uniformes, mediante prévio depósito da importância dos mesmos.

ENXOVAL

6 camisas – 6 cuecas – 5 pares de meias – 6 lenços – 2 pares de botinas reforçadas – 1 par de chinelos – 2 calções brancos – 1 par de tênis marrom – 1 camisa esporte sem mangas e sem gola – 2 pijamas – 4 lençóis de 2 metros por 1 metro e vinte centímetros – 1 travesseiro com fronhas apropriadas – 1 cobertor de lã – 2 colchas brancas – 4 toalhas de rosto – 2 toalhas de banho – 4 guardanapos – 2 sacos para roupa servida – 1 colchão para cama patente – Escovas para roupa – dentes – sapatos – Tesourinhas – graxas – sabonetes, etc., etc.

MODELOS DE REQUERIMENTO

1) PARA TRANSFERÊNCIA

Exmo. Sr. Diretor do Ginásio Municipal de Patos.

O abaixo-assinado, que freqüentou esse estabelecimento durante o ano de 19… tendo suas contas aí em perfeita ordem e desejando transferir-se para o …., (nome do colégio para onde quer ir) cidade de …., Estado de…., requer de V.S se digne fornecer-lhe a necessária guia de transferência.

P. deferimento.

Data e assinatura sobre estampilha federal de 2$000 e de educação.

2) PARA PROMOÇÃO:

Exmo. Sr. Inspetor Federal:

Tendo freqüentado a …. série do curso secundário em 19 … nesse Ginásio e obtido médias legais, vem o abaixo-assinado requerer de V. S. se digne de promovê-lo à …. série do referido curso.

P. deferimento.

Data e assinatura sobre selo de 2$000 e de educação.

NOTA: – o requerimento de promoção se faz de dezembro a março.

O de transferência, no período de férias, quer do meio que do fim do ano.

3) – PARA CANDIDATAR-SE A EXAME DE ADMISSÃO:

“Exmo. Sr. Diretor do Ginásio Municipal de PATOS.

O abaixo-assinado, Fulano de Tal (nome por extenso), filho do …., nascido a …. de …. de 19 …. no Município de …. Estado de …. requer sua inscrição para os exames de admissão à 1.ª série do curso seriado, que na próxima época se vão realizar nesse estabelecimento.

A este requerimento estão anexos os documentos exigidos por lei.

Espera deferimento

Data e assinatura sobre estampilha federal de 2$000 e selo de educação (200 réis).

* 1: Leia o texto “Grupo Escolar de Patos”.

* Fontes: Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca, e o livro sobre o ginásio.

* Fotos: Originalmente, a impressão das fotos no livro não está em boas condições, daí a má qualidade das mesmas no texto.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in