NOTAS DO “JORNAL DOS MUNICÍPIOS” EM DEZEMBRO DE 1956

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Está entre nós o conterraneo Dr. Cloves José de Souza, filho do nosso amigo, Cap. Hugo José de Souza, Juiz Municipal, substituto. O Dr. Cloves está atualmente residindo em Itueta, onde é medico do Serviço Especial de Saúde Pública do Estado – SESP. Ao ilustre visitante, nossas boas vindas.

A Editora Jornal dos Municípios está em entendimentos com o poeta Altino de Castro, para editar o seu primeiro livro de poesias, O Pastor de Sonhos. A população patense vem aguardando com ansiedade tal acontecimento, pois, Altino de Castro é, sem favor algum, um dos valores da Poesia brasileira. Os seus versos têm alcançado grandes sucessos e êle, de há muito, deveria figurar na galeria dos grandes poetas da nova geração.

Prossegue com êxito o grande programa de Patricio Filho (Calouros na Balança), que dia a dia colhe os louros de ser um dos mais concorridos do “cast” citadino, colaborando ainda, com a nossa mocidade, aprimorando-lhes os dotes artísticos. Parabéns à B-4 e ao Patricio.

Recebemos e agradecemos os convites de formaturas enviados pelas seguintes pessoas: Do jovem Edson Pinheiro, de Belo Horizonte, que este ano termina o seu curso na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Minas Gerais. Ao prezado confrade Edson, os nossos votos de êxitos na sua carreira.

Do Grupo Escolar “Professor Modesto” recebemos atencioso convite, das solenidades realizadas no dia 30 passado, quando foram entregues os Diplomas aos alunos da Escola particular Madalena Maria e do Externato N. S. de Lourdes.

Na Recreativa Patense prosseguem os preparativos para o grande Baile de Posse da Nova Diretoria, que empossar-se-á no dia 8 do corrente. Por isso, hoje não haverá a costumeira “Hora Dansante”. Os seus salões estão passando por uma completa reforma, com pinturas novas e muitas outras novidades. A Diretoria, presidida pelo Sr. João Borges de Andrade, acaba de adquirir da “Phillips do Brasil”, moderno aparelhamento de som, de alta fidelidade e que estará em funcionamento já no dia 8. Para as solenidades, está sendo programada uma “apresentação” da famosa Orquestra do Liceu de Uberlândia, regida pelo Maestro húngaro, Sr. Nicolau Sulzbeck. Ainda como grande atração, em colaboração com a Z.Y.B. – 4, Rádio Clube de Patos, estará apresentando no palco da Sociedade Recreativa, a conhecida artista mexicana, Maria Helena Rios, artista esta de fama internacional. Muitas outras atrações apresentará aquela noite festiva da Sociedade, esperando-se uma noitada de realce para a Sociedade patense. Nesta oportunidade, será empossado na presidencia da Recreativa, o Sr. Mario Garcia Roza, bem assim, os demais membros, que formarão a Diretoria que regerá os destinos daquela simpatica associação, no ano de 1957, à qual, desejamos os melhores votos de fecunda administração.

Na rodada passada do Campeonato da Cidade, colheu a equipe do Rosarense a sua primeira vitoria, abatendo inapelavelmente ao brioso esquadrão da A. A. Patense. O jogo desenrolou-se bastante disputado, tendo o Rosarense conquistado o seu “goal” por intermedio de um penál. Está assim, O Rosarense, em paz com a vitoria. Esperamos que continui colhendo sempre, os louros nas vindouras lutas.

Foi bem recebido o ato do presidente Juscelino liberando mais de 70 milhões de cruzeiros para estradas de ferro. Além das dotações atendidas anteriormente, o DNER obteve mais 23 milhões e 500 mil cruzeiros para aquisição de material rodante e de tração, para construções de diversas vias permanentes e obras de recuperação. Mas não se lembram do Ramal Ferroviário Catiara-Patos. Porque? Esperam, certamente, que as chuvas destruam o resto… Safados!

* Fonte e foto: Edição de 02 de dezembro de 1956 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe