NOTAS DE “O COMMERCIO” EM OUTUBRO DE 1914

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Ao meio dia de domingo passado, foi preso em flagrante nesta cidade Pedro Luiz Vieira, por ter desfechado por questões de jogo, um tiro de browining¹ contra José Rochael da Silva, ferindo-o na mão.

De cima de um muro onde se achava brincando, cahiu, terça-feira passada, o travesso Joãosinho, filho de nosso amigo Cap. Vicente Pereira de Andrade, tendo fracturado o braço.

Acham-se entre nós com o fim de trabalharem na installação da luz nesta cidade e na canalisação da agua potavel os ilustres Drs. Albert Badet, H. H. Rutherlford e Pedro Hadfeld.

Consta-nos que o material destinado à installação da força e luz d’esta cidade já foi embarcado para S. Pedro.

Viajou para Paracatú o Exmo. Dr. Marcolino de Barros, digno Presidente e Agente Executivo Muncipal.

Os trabalhos de canalisação d’agua potavel d’esta cidade foram jà atacados com grande actividade, pelo illustrado Engenheiro francez, Dr. Albert Badet, jà se notando bastante serviço feito.

Deu-nos o prazer de visitar as nossas officinas, 4.ª feira passada, o Sr. Issac de Castilho, proprietario da bem montada “Barbearia Popular” d’esta cidade. Gratos.

A’s 6 horas da manhã de 11 do corrente, no logar denominado Estreito, districto d’esta cidade, José Marques, por questões de uma porca, desfechou um tiro contra Amadeu Benedicto Alves, ferindo-o gravemente na parte superior da região glutea direita.

Vindo do Aréado, acha-se novamente nesta cidade, com sua Exma. Familia, o nosso amigo Almerio Maciel Marra.

Com sua Exma. Familia transferiu sua residencia para S. Rita de Patos o conceituado farmacêutico, nosso amigo Cap. Aurelio Theodoro de Mendonça.

Em data de 23 do mez passado, foi nomeado avaliador de bens d’este termo o nosso amigo Cap. José Pereira Caixêta.

Em Sant’anna de Patos, acha-se quasi restabelecida da gravissima enfermidade de que foi accomettida a Exma. Sars. D. Anna Thereza, veneranda mãe de nosso amigo Juca Mandú. Nós que muito presamos a preciosa existencia da caridosa senhora, insigne bemfeitora deste logar, rendemos graças aos Céos, congratulando-nos com a distincta familia de D. Anna, porque a pericia e desvelos do Exmo. Dr. Euphrasio Rodrigues restituiam-nos a vida da prestimosa e estimada senhora. Um triumpho da medicina, habilmente exercida pelo Dr. Ehphrasio.

O nosso chefe, com o fim de, cada vez mais, servir bem aos numerosos freguezes de nossas officinas de obras, contractou em Bello Horizonte um habil typographo, o qual, sexta-feira atrasada, chegou a esta cidade e já está trabalhando. O intelligente artista a que nos referimos, chama-se Antonio Waldemar Gomes Ribeiro e pertence a uma distincta familia diamantinense. E’ mais um optimo auxiliar asquirido.

Devido á secca rigorosa, que nos castiga, grande parte dos habitantes d’esta cidade estão luctando com difficuldades com a falta d’agua. Felizmente, em Maio será inaugurada a nossa agua potavel, segundo dizem pessôas auctorizadas.

Guarda o leito bastante enfermo o Sr. Antonio Vaz da Silva o qual a semana passada, soffreu a amputação de uma de suas pernas. A melindrosa operação foi praticada pelo Exmo. Dr. Euphrasio Rodrigues, auxiliado pelo Exmo. Dr. Adelio Maciel.

Acha-se entre nós o nosso bom amigo e illustrado collaborador Professor Antonio de Jesus Maria José, que actualmente reside na Fasenda das Palmeiras.

* 1: As histórias de John Moses Browning e da Fabrique Nationale d’Armes de Guerre caminham juntas desde o ano de 1897. Essa feliz combinação resultou em produtos de uma genialidade sem rival, no desenvolvimento e na fabricação de armas de fogo, muitas delas ainda utilizadas até os dias de hoje. John Moses Browning nasceu em Ogden, estado de Utah, nos Estados Unidos da América, em 1855 e faleceu em 1926 (Armasonline.org).

* Fonte: Edições de 04, 11, 18 e 25 de outubro, e 1.º de novembro de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Capa da edição de 04 de outubro de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe