AMPLIAÇÃO DA USINA DAS LAGES ESTÁ CONCLUÍDA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Finalmente poder-se-á chegar a término a angústia porque passava a população patense, com relação à energia elétrica, pois estão desde ôntem na cidade, os Srs. Drs. Edmond, representante no Rio de Janeiro da firma FERROSTAL S/A, firma esta responsável pela importação do maquinário da nova Usina das Lages; Dr. Paulo Coutinho, representante da firma construtora, Zecil Engenharia Ltda., responsável pela construção da Usina; Dr. Rocha, Engenheiro Eletrotécnico, que também aqui veio por parte da firma FERROSTAL S/A, para verificar “in-loco”, o funcionamento da Nova Usina.

As referidas personalidades chegaram ôntem em nossa cidade, às 9.30, pela carreira da Nacional. No aeroporto, foram recebidos pelo sr. Prefeito Municipal¹, tendo se dirigido à residência do mesmo, onde almoçaram. Logo depois, acompanhados do Sr. Prefeito, Dr. Teofredo Borges, Eng. do Dep. de Obras da Prefeitura e do Técnico Bernardino Corrêa Junior, seguiram para a Uzina das Lages. Em ali chegando, se iniciaram imediatamente à vistoria das possantes máquinas; e verificado o perfeito acabamento das óbras, bem como o perfeito funcionamento das Máquinas, então será dada a última palavra, para se marcar a data da inauguração, que, de acôrdo com o expresso desejo do Sr. Prefeito, será feito imediatamente, a qualquer momento, portanto.

Com esta alviçareira notícia para a população patense, temos que desejar estejam, as máquinas, funcionando perfeitamente, pois que a nossa população está anciosa para se comemorar condignamente tão grande acontecimento, que, justamente anceia e hà muito. Vamos pois, aguardar as festividades, com as quais comemorar-se-á êste grande melhoramento para a nossa querida PATOS DE MINAS!

Já à noite, quando encerravamos a presente edição, tivemos a agradavel surpresa de constatar, pela experiência efetuada nas novas instalações e máquinas que, por certo, estavamos no limiar de tão esperada inauguração do refôrço ao nosso abastecimento elétrico.

O povo saiu às ruas bendizendo àquela amostra de como será, muito em breve, mais clara a nossa Cidade. O povo vibrou. Claro!…

A data de tal acontecimento, noticiaremos oportunamente. Vamos aguardar, patense amigo.

* 1: Genésio Garcia Roza.

* Fonte: Texto publicado com o título “Uma Experiência Auspiciosa” e subtítulo “Coroadas de pleno êxito as experiências feitas na nova Usina das Lages – Enorme o regosijo da população patense” na edição de 02 de outubro de 1956 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Do arquivo da CEMIG. A usina do Ribeirão das Lages foi reativada pela CEMIG em 2005 com o nome de Usina Hidrelétrica de Lages e está em funcionamento novamente.

Compartilhe