MOÇAS ASSANHADAS EM 1932

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1932)

Para muitas pessoas, a attitude de um moço, em tornar-se moralista, como dizem, è tolice e estupidez; para outras, que não querem negar a verdade e sabem que, de facto, esse moço tem razão, e muita razão, é ter um pouco de comprehensão das coisas…

Pois bem, para uns, talvez, de nada valham essas “coisas” escriptas por quem desejaria ser comprehendido; para outros, porém, poderão servir para se precaverem de certas COISINHAS que trazem, ás vezes, grandes males.

Vê-se por toda a parte, principalmente nos centros maiores, a liberdade de certas moças, que não medem as suas consequencias, muitas vezes fataes.

E’ muitissimo reprovavel o modo dessas moças, moças que, começando por uma palestra cerimoniosa, passam logo para a amizade, e chegam, finalmente, a uma grande intimidade, esquecendo-se depois dos preceitos do serio decoro social.

Refiro-me às moças para com os moços.

E’ de se entristecer, ao ver tanta intimidade entre uma moça e um rapaz, quando antigamente, não se viam essas palestras, podemos dizer aos trambolhões, cheias de mimicas e duetos “desafinados”.

Ao contrario, quão respeitada e admirada não é uma jovem reservada e séria, que não anda ás risadas estrepitosas e às conversas estrondosas com qualquer lampeão de esquina, ou mesmo com os mais conhecidos, que lhe merecem consideração!

São sempre mal vistas essas “gaivotas”, que só cuidam em saracotear pela rua, com a cabeça ao vento; e ao contrario, quando agradam a reserva, a seriedade e o amor à vida de familia, d’aquellas moças sensatas que assim evitam tantos desastres moraes e tantos fracassos em seus planos de conquista…

A sua conquista depende, não do seu dinheiro, não de suas pinturas e nem de sua prosa facil e de seus requebros, mas única e exclusivamente de seus modos austéros e resolutos, no fiel cumprimento de seus deveres christãos.

* Fonte: Texto assinado por “Didimo” publicado com o título “Coisas…” na edição de 09 de outubro de 1932 do jornal O Commercio, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Br.pinterest.com.

Compartilhe