CARMELO DA SANTÍSSIMA TRINDADE E DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Postado por e arquivado em 2018, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

Nascida na Palestina, por volta de 1210, a Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, tem sua inspiração no Profeta Elias, que na solidão da Montanha Santa do Carmelo “ardia de zelo, de ciúmes, de paixão pelo Senhor Deus de Todo Poder” e na imitação da Virgem Maria que em tudo fez a Vontade do Senhor. Na segunda metade deste mesmo século, o Carmelo transladou-se para a Europa e aí surgiu o ramo feminino da mesma Ordem, dedicado à oração e à devoção filial a Nossa Senhora. Em 1562, Santa Teresa de Jesus (1515-1582) mestra de oração e doutora da Igreja, funda, por inspiração divina, o primeiro Carmelo Descalço (a expressão descalço significava, naquela época, conventos de mais austeras penitências e maior separação do mundo). Com o correr dos tempos os Carmelos Descalços espalharam-se por quase todos os países e dentre os grandes santos e santas que os jardins do Carmelo florescem para a Igreja, ressalta aos nossos olhos, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face a quem o Papa Paulo VI considerou a maior santa dos tempos modernos.

Por fim, o Carmelo que nasceu para rezar e é todo de Maria, aos vinte e cinco de novembro do ano 2000, chega, a pedido de Dom João Bosco Óliver de Faria, em Patos de Minas, tendo como Carmelo de origem e fundador, o Carmelo São José da cidade de Três Pontas-MG, onde se formou o grupo de Irmãs que vieram para constituir a Comunidade do Carmelo da Santíssima Trindade e do Imaculado Coração de Maria, situado à Rua Marciano Pereira Silva, n.º 104, Bairro São Francisco, antigo seminário. Elas passam o dia em silêncio. Não na simples ausência de vozes, mas numa absoluta quietude capaz de levar o mais agitado ser humano à introspecção. As mulheres que escolheram viver ali dentro abriram mão da família, do conforto e de um mundo de possibilidades para se dedicarem à forma mais radical de vida religiosa no catolicismo. Na clausura, vivem em oração sob votos de pobreza e distantes das influências externas. Ao dizerem sim ao convento, passaram a ver o mundo através das grades.

NOTA: No dia 25 de novembro de 2015 foi lançada a pedra fundamental do novo mosteiro. O novo lugar esta sendo construído no Bairro Campos Elíseos e já tem base e um inicio de estrutura edificada.

* Texto e Foto (30/05/2018): Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Diocese de Patos de Minas.

Compartilhe