PROGRESSO EM 1941

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

*TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1941)

A Prefeitura Municipal está executando um largo programa de obras públicas, não só na cidade como em todos os recantos do nosso pujante e futuroso município.

Como foi analisado no último número desta folha por um dos nossos redatores, a cidade passa por uma quasi vertiginosa remodelação: a iniciativa particular avança em construções; a iniciativa pública acompanha-a, com ela se emparelhando no estupendo surto que agita a nossa urbe.

Um dos elementos do progresso material é, sem dúvida, o sistema de comunicações. Neste particular, o município de Patos, não servido ainda por estrada de ferro, vem, de há muito, realizando um programa administrativo que resolverá, num futuro próximo, o seu problema.

As vias de comunicações representam as artérias do organismo, por onde circulam as riquezas.

E é compreendendo o papel de vital importância que elas desempenham, que a administração municipal pretende executar no corrente exercicio um vasto plano de obras destinadas a fazer com que o sistema rodoviário do município atenda plenamente às necessidades cada vez mais crescentes de sua laboriosa população.

Já se fez a aquisição do maquinário indispensável, tôdas as providências preliminares estão tomadas para que, dentro em pouco, sejam executados serviços de real valor em tôdas as estradas do município, o que vai beneficiá-lo grandemente e facilitar o desenvolvimento de sua extensa zona rural.

A folha de serviços prestados pelo administrador sensato, firme e prudente que é o Prefeito Fonseca Sobrinho vai ser assim acrescida, o que mais o tornará credor da estima pública.

E’ de realçar que os empreendimentos em vias de realização, em nada comprometerão os creditos do município, cuja sólida situação financeira constitue um caso à parte no nosso Estado.

* Fonte: Texto publicado com o título “Rumo Invariável de Progresso” na edição de 04 de maio de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Do livro Patrimônio de Santo Antônio: Do Sítio ao Templo, de Sebastião Cordeiro de Queiroz, publicada em 13/01/2017 com o título “Panorâmica na Década de 1940 Com a Lagoa dos Patos”.

Compartilhe