DIA EM QUE A JARDINEIRA DA URT TOMBOU NO QUEBRA RABO, O – 2

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: LUZIA ALVES (1941)

A edição de 1.º de junho de 1941 do jornal Folha de Patos publicou a seguinte nota:

A embaixada esportiva da U.R.T. que ontem á tarde partiu desta cidade com destino a Araxá, onde iria disputar hoje uma partida de futebol com o quadro daquela cidade, foi vitima de um desastre nas proximidades do Quebra Rabo. A jardineira que conduzia a caravana tombou, tendo rolado morro abaixo. Felizmente não se registraram acidentes pessoais graves. Apenas alguns componentes da embaixada sofreram leves ferimentos e contusões.

Na edição seguinte do mesmo jornal, de 08 de junho, foi publicado o artigo Goal!:

Sábado. Sob o céu de fim do dia, o sol muito medroso, de quando em vez retirava dos olhos injetados, o veio da garoa, para ver a cidade encolhida e fria, tapando-se de novo, por covardia, para não enfrentar o vento indiscreto, que rodopiava no espaço.

Era nesse ambiente de friagem que o povo se movimenta para ver o botafóra da U.R.T.. Carros apressados, transeuntes com malas, tudo fazia transparecer o grande afobamento dos que se preparavam para a partida…

Gosto sempre de apreciar agitações, empreendimentos, de ter contacto com os interesses de meus conterraneos, mormente nas horas de bom humor, em que vejo transparecer na fisionomia de meu povo o desejo de vencer… Cheia de curiosidade (dote primordial de tôda mulher) subi a rua Benedito Valadares, divisando logo um comboio de rapazes meus conhecidos e vendo-os de roupas domingueiras, argumentei: “Que granfinos; estamos em Patos, estaremos em Araxá?” Ao que me responderam: “Já se sabe. Vamos dispostos a trazer vitória para Patos”.

Defronte do Hotel Rodovia, estava o ônibus amarelo, escoltado pelos carros de praça que ali se localizam. Chega um, outro, malas para cima, ajeita-se para dar lugar… Votos de felicidade, desejos de boa viagem, tudo foi feito ao pé da jardineira que impaciente pela demora dos passageiros, fonfonava baixinho, como para apasiguar com bons modos aquele falatório.

Finalmente parte a caravana, debaixo de urrahs! levando os bambas da nossa equipe para fazer bonito e deixar saudades em Araxá!

Alguns quilômetros foram percorridos quando o auto enguiçou. Buscaram o mecânico, tudo ficou concertado pondo-se de novo as rodas em movimento, deixando a poeira para traz…

Pormenores da viagem seria moroso relatar e esmo porque cada um descreve os panoramas de um modo. O certo é que, a jardineira, iniciando a peleja, driblou-os numa curva, indo marcar um “gooal” no “Quebra-Rabo”. Felizmente, da contenda só sairam caneladas e cabeçadas não se assinalando nenhum “penalty”…

* Fonte: Jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Comodesenhar10.blogspot.com, com edição de Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe