SNOWSHOE

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

No início dos anos 1960, Dorothy Hinds-Daugherty, uma criadora de Siameses da Filadélfia, Estados Unidos, encontrou três filhotes com patas brancas em ninhadas nascidas em seu gatil. Apesar de a marcação branca ser uma característica indesejável na raça Siamesa, Dorothy gostou da combinação inusitada da pelagem de cor ponteada com patas brancas e decidiu estabelecer e desenvolver uma nova raça com essa aparência, que recebeu o nome de Snowshoe, que é o mesmo nome dado aos calçados em forma de raquetes de tênis, usados para andar na neve. Dorothy cruzou os Siameses de patas brancas com gatos American Shorthair de pelagem bicolor. Por fim, Dorothy passou as rédeas da criação para Vikki Olander, que foi a responsável pela elaboração do padrão oficial da raça, bem como por fazer com que fosse reconhecida por diversas entidades felinas.

O padrão ideal pede que o Snowshoe tenha uma marcação de V invertido branca entre os olhos e sobre o focinho, duas luvas brancas nas patas dianteiras e duas botas brancas nas patas traseiras; quanto mais simétricas, melhor, e o branco deve ser sólido para separar a cor do corpo da cor das patas. O padrão de sombreamento e ponto azul é semelhante ao do Siamês, e o corpo deve combinar a liderança do American Shorthair com o comprimento do Siamês. Criar o Snowshoe perfeito é complicado, pois o padrão é recessivo e envolve vários fatores genéticos para alcançar o aspecto desejado. Por isso é tão difícil encontrar criadores empenhados em criar a raça. O gato nasce branco, e suas marcações começam a se desenvolver e escurecer com algumas semanas de idade, à medida que ele amadurece. A pelagem pode ser creme, bege ou bronzeada com pontos azuis, além das patas brancas; almofadas das patas e couro do nariz rosados; olhos grandes, largos e azuis cintilante; corpo retangular filme e musculoso; orelhas de tamanho médio; cabeça ligeiramente arredondada, tão larga quanto longa; patas de tamanho médio e ovais.

Tem predisposição a problemas nos dentes e gengivas, por isso é importante escová-los com regularidade ou usar uma dedeira para fazer a limpeza. Vacinação em datas corretas, além de vermifugação semestral e alimentação de boa qualidade ajudam a manter a saúde em ordem. Por ser um gato de pelagem curta, banhos regulares e uma escovação semanal é suficiente para manter o pelo em ordem.

É um gato ativo, que pode brincar por horas. É também bastante dócil, afetuoso, adora agrado e costuma se dar bem com crianças e outros animais. É bastante apegado ao seu humano de estimação. Apesar de todas essas qualidades, é um gato que não aprecia ser deixado sozinho por muito tempo, podendo se estressar muito com isso. Mia muito, mas seu miado é mais suave que o do Siamês. É bastante inteligente, podendo aprender truques facilmente, como ir apanhar objetos atirados ou abrir vários tipos de portas.

No Brasil, ainda não existem criadores de Snowshoe, mas apesar de os criadores americanos e europeus dizerem que se trata de uma raça considerada “rara”, é possível encontrar exemplares no Brasil “genéricos” idênticos aos originais. Muitas pessoas se referem a esses gatinhos como “sialatas”, mas na verdade eles se parecem mais com Snowshoe “genérico”. Nos EUA, um exemplar custa a partir de 500 dólares. Se você gostou do Snowshoe e deseja ter um, na Adote um Gatinho sempre tem Snowshoe genérico para adoção (http://adoteumgatinho.uol.com.br).

* Fonte: Canaldopet.ig.com.br e Tudogato.blogspot.com.

* Foto: Saudeanimal.com.br.

Compartilhe