RATO CARECA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

O rato careca (hairless) não é outra espécie de rato, apenas uma mutação dos ratos normais. Hairless é um gene recessivo, ou seja, ambos os pais precisam carregá-lo, seja ele expresso ou portador (o rato tem pelos, mas carrega o gene). Quando se cruza um rato careca com um rato com pelos que não carregue o gene, os filhotes nascerão com pelos; carregando o gene, cruzando os filhotes com outros portadores ou com rato careca, uma porcentagem da ninhada será careca. Um cruzamento de ratos carecas terá toda a ninhada careca.

As fêmeas têm tendência a baixa lactação, podendo prejudicar o desenvolvimento das crias. Recomenda-se cruzar um macho careca com uma fêmea portadora, ou um casal de portadores. Embora a quantidade de filhotes seja reduzida, eles terão um melhor desenvolvimento. Como todos os ratos, os filhotes nascem pelados e com o crescimento desenvolvem pelos, que se perdem com o tempo.

A alimentação é igual à dos ratos normais, entretanto eles comem em maior quantidade por causa do metabolismo mais acelerado, por necessitarem de mais energia pela falta de pelos. O alojamento também não muda muito em relação aos ratos normais: gaiola espaçosa e higienizada, com mais tocas e matérias para ninho, sem pontas cortantes, com espaçamento correto das grades (para evitar fugas ou entalação), andares sólidos, forração neutra.

Como todos os ratos, os carecas têm necessidade de viver em companhia de semelhantes. Recomenda-se a companhia de peludos, para ajudá-los no controle da temperatura corporal, principalmente quando dormem. As unhas dos companheiros devem ser aparadas para não ferir a delicada pele dos pelados. Como os olhos não têm cílios, exige-se cuidado. Caso entre alguma sujeira, lave com soro fisiológico. Se a sujeira não sair, leve-o imediatamente ao Médico Veterinário. Eles têm tendência a juntar sujeira na pele por conta da ausência de pelos, podendo surgir dermatites. Recomenda-se banhá-los quinzenalmente com água morna usando sabonete neutro. Hidratação da pele é fundamental, podendo ser usado o azeite extra virgem.

A aparência deve ser bem equilibrada, nem muito magro, nem muito gordo, enfatizando a estrutura corporal; a cabeça deve ser longa e limpa no contorno, não muito fina ou apontada para o focinho; o crânio deve mostrar boa largura, bom comprimento e focinho curto; os olhos devem ser afastados, grandes e proeminentes, com expressão animada e de interesse, mas nunca desproporcional; as orelhas devem ser afastadas, eretas e sem dobras; os bigodes, se estiverem presentes, devem ser enrolados; a cauda deve ser grossa na base e ir afinando para o final, sem torções, do comprimento do corpo ou um pouco maior.

* Fonte: Demonsrats.wixsite.com.

* Foto: Amano.livejournal.com.

Compartilhe