TÁRTARO EM CÃES

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, DOENÇAS.

Chamamos de tártaro o que é denominado pelos especialistas como cálculo dentário. Este problema é caracterizado pelo acúmulo nos dentes de resíduos de alimentos e sais minerais. O início se dá com o acumulo das placas bacterianas que acabam se organizando e produzindo algumas toxinas que causam gengivite. Com o acúmulo das placas devido à falta de escovação, acontece a calcificação e, consequentemente, a formação de tártaro.

O tártaro pode causar retração gengival e, além disso, ocasionar perda óssea e perda dos dentes. Isso acontece por descuido e desconhecimento do dono que tem por hábito levar o animal ao Médico Veterinário quando o caso já está avançado. A doença pode causar ainda mau hálito, sendo este e a perda dos dentes os sintomas mais aparentes. No entanto, existem ainda outras consequências que afetam a saúde do cão de uma forma geral. As infecções geradas na gengiva, repleta de vasos sanguíneos, acabam sendo levadas por meio do sangue para os outros órgãos, podendo dessa forma debilitar o animal.

Quando afetam o sistema nervoso, as bactérias podem causar meningite; quando afetam o coração, podem causar endocardite; quando afetam as articulações, podem causar artrite; e quando afetam o pulmão, podem causar o desenvolvimento de doenças como bronquite e fibrose pulmonar, por exemplo. No entanto, não são apenas estes órgãos que podem ser afetados, mas sim todos eles. Apesar de não ter cura, pode ser realizado um tratamento para controle. Deve ser feito o tratamento periodontal por um Médico Veterinário, que faz a limpeza não apenas dos dentes aparentes, mas da parte que fica coberta pela gengiva.

Como prevenção, é conveniente oferecer ao cão ossinhos artificiais, biscoitos e rações especiais que ajudam a prevenir as placas bacterianas e seu acúmulo. O ideal é realizar a escovação com as pastas específicas, que normalmente possuem sabores como carne, frango e outros agradáveis ao paladar deles. É importante também, para prevenção, fazer consultas periódicas para que o Médico Veterinário possa avaliar a situação.

* Fonte: Clubeparacachorros.com.br.

* Foto: Tudosobrecachorros.com.br.

Compartilhe