OTIMISMO EM 1941 – 1

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: ANTÔNIO DE MENDONÇA PINHEIRO (1941)

São do julgamento unânime em tôrno da nossa administração a sincera confiança e o aplauso desinteressado da nossa gente que, côncia dos altos destinos de sua terra, se orgulha da cidade, que o sentido novo e renovador, paralelo à ação nova e patrioticamente eficiente do Estado Novo, se lhe confere o título de vibrante modernidade, mercê, pois, do alto tino administrador do seu mentor.

Assim, empreendimentos vários se constatam em Patos, agigantam-se outros em auspiciosa perspectiva, eloquentemente atestando a operosidade do govêrno e povo, irmanados do mesmo ideal de ver grande e adiantada a nossa cidade, caminhando, sem dúvida, para frente…

Há, pois, a realçar, sob o ritmo do progresso seguro, com a diretriz traçada na sábia e harmoniosa planificação de nossos capitais problemas, o conjunto dinâmico de obras singulares que a “urbs” apresenta, proporcionando-nos, então, o confôrto de centros maiores…

De fato, na “nova cidade dentro da cidade nova”, tudo é deveras surpreendente. O centro e bairros se urbanizam e, proporcionalmente, tomam galhardamente aspectos estéticos. E dêles emerge, pois, êsse “confôrto exterior e íntimo do moderno e sedutor urbanismo citadino…”.

Já temos, modernamente instalados, confortáveis hoteis. Um cinema, como o Tupan, que dispensa adjetivos. Educandários, que refletem o carinho, o capricho com que se difunde, entre nós, o ensino primário, normal e secundário. Muito nos honra o ótimo Hospital “Antônio Dias”.

Temos na cidade adiantado corpo médico, formado por médicos de valor como Adélio Maciel, Eufrásio Rodrigues, Paulo Brandão, João Borges e outros mais.

A’s vésperas estamos de possuir a mais possante emissora do oeste e triângulo.

Diz ainda alto do intenso e sempre crescente da indústria e comércio patenses as cerâmicas, fábricas de bebidas, etc.

E dentre tantas e mais realizações, particulares ou públicas, é mister dizer da que a Prefeitura, muito em breve, levará a efeito. E’ que, numa providência que há muito se impunha acêrca da completa higienização da cidade, ela fará construir a rede de esgotos geral. E em franco andamento está o meio pelo qual se resolverá melhor tão importante obra, com o plano assim, a ser executado sob o mais rigoroso estudo técnico por conhecedores da matéria.

Ao lado, enfim, de tudo isso, pelo oportunismo, conclave na Capital Mineira realizado, onde se debateram e analizaram questões gerais de interêsse público, entre os quais os de urgente solução para os Municípios, outras palpitantes concretizações, como usina elétrica à altura do nosso desenvolvimento, se patentearão.

Num cotejo, finalmente, com Patos de tempos atraz, seguimos bem o “persistir sonho é quiçá uma forma de realização”. A esta crença, a esta esperança, a êste sonho não faltaram os fatos, positivos, de nossa marcha para o progresso, iniciada pelo grande Presidente Olegário Maciel.

Êste progresso vem continuando… Resta-nos, então, realizados velhos sonhos, por administrador e munícipes que harmoniosamente se compreendem e trabalham exclusivamente para a nossa grandeza, firmamos a nossa presente e invejável evolução. E por isso, ainda da reunião marcada em boa hora pela sábia e clarividente visão de estadista do Governador Valadares, a quem muito devemos e somos gratos, há de vir, pelo nosso ilustre representante, “algo” para intensificarmos o nosso parque industrial e feericamente iluminar a cidade que cresce…

* Fonte: Texto publicado com o título “E a Cidade Cresce…” na coluna De Quando em Quando da edição de 03 de agosto de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, publicada em 01/02/2013 com o título “Largo da Matriz na Década de 1940”.

Compartilhe