QUANTO DEVO EXERCITAR?

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

A quantidade de exercício que um cão precisa varia com a idade, raça e experiência anterior. Não depende de seu tamanho: alguns cães grandes ou gigantes precisam de muito menos exercício do que cães médios, pequenos ou até miniaturas. Quando o cão já estiver completamente treinado para os comandos de “fica” e “vem”, deve aproveitar e fazer seu passeio diário sem guia.

Os cães são observadores inveterados e sagazes por natureza. Tendo oportunidade, um cão típico prefere ficar ao ar livre ouvindo o canto dos pássaros, observando bichinhos e sentindo todos os cheiros que cruzem seu caminho. Assim como os humanos, muitos cães agem como se estivessem ligeiramente distanciados da natureza rude do mundo ao redor, como se pertencessem a uma classe superior, mais nobre. Outros cães são muito mais urbanos em seus desejos: quando têm de escolher entre uma grama verde e viçosa ou um sofá quentinho no qual possam passar o tempo, escolherão o conforto do lar.

Cães de dentro de casa não precisam de menos exercício do que cães de jardim: ambos precisam exercitar todo o corpo diariamente, de preferência correndo. O ideal seria visitar lugares diferentes para seus exercícios, porque panoramas novos são mais estimulantes. Paisagens, sons e cheiros novos são revigorantes. Porém, as pessoas devem ser mais cuidadosas ao deixar os cães sem guia nesses ambientes novos.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Lolipet.com.br.

Compartilhe