OTIMISMO EM 1950

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: ITALO TERÊNCIO JOSÉ (1950)

Sob os melhores auspicios para o municipio de Patos de Minas, iniciou-se o ano de 1950. Em sua marcha evolutiva através do tempo, vai galgando a terra patense uma escalada brilhante, eivada de grandes cometimentos.

Ninguem diria que assim, como que de momento, surgissem tantas e tão notaveis realizações. E’ intenso e dinamico o reboliço que se nota em todos os setores das multiformes atividades patenses. A iniciativa particular aqui tão acentuada, agora em estreita consonancia com as atividades públicas, sentiu-se revigorada e plena de si. Dessa entrosagem, dessa comunhão de idéias, vai nascendo uma grande cidade, vai surgindo uma esplendida civilização!

Aí vemos: melhoria do abastecimento dagua… esgôto… asfalto… estrada de ferro… E’ a realização dos desejos que dormitavam no coração dos patenses… E’ a consecução do ideal jamais esquecido e tanto reclamado!

Em rumo, pois, a destinos risonhos e esplendorosos, enceta Patos de Minas uma arrancada fulminante e gloriosa.

Já tivemos, em ocasiões várias, oportunidade de analisarmos diferentes aspectos da grandesa local. As artérias da cidade estão, diariamente, apresentando sugestivo espetaculo. Gente de toda a parte, gente do norte e do sul, gente beijada pelas brisas do Atlantico e gente tambem do lado  onde o sol toca a terra na policromia das noites angustiosas!

As manhãs patenses já se parecem com o alvorecer das grandes cidades. E’ aquela intensidade, é aquela ansia doida e incontida de crescer e de prosperar! A cidade, já desperta, inicia sua vida diária em toda a plenitude de seus notaveis recursos e em todo vigor do seu expressivo parque comercial…

E’, não há negar, um dos fascinantes retratos da atualidade patense…

* Fonte: Texto publicado com o título “Terra Pujante!…” na edição de 26 de março de 1950 do jornal O Patense, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Do livro Patrimônio de Santo Antônio: Do Sítio ao Templo, de Sebastião Cordeiro de Queiroz, publicada em 10/02/2017 com o título “Panorâmica na Década de 1950 – 1”.

Compartilhe