CONSTRUÇÃO DA CASEMG – 1

Postado por e arquivado em DÉCADA DE 1970, FOTOS.

Através da Lei Estadual nº 1.643, de 06 de setembro de 1957, sancionada pelo então Governador de Minas Gerais José Francisco Bias Fortes, foi criada a Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais – CASEMG, Sociedade de Economia Mista, tendo como objetivo atender a demanda e falta de locais para armazenamento de produtos agrícolas. A partir de 1958, sob a administração de Fidelcino Vianna de Araújo Filho, primeiro presidente da Companhia, deu-se início a expansão da CASEMG com novas unidades municipais. Foi neste ano, no dia 15 de março, que a CASEMG-Patos de Minas iniciou suas atividades na Rua Rui Barbosa, entre Major Gote e Dr. Marcolino, onde hoje funciona a COOPATOS. A partir do ano de 1973, com a aprovação do BNDES e sob a supervisão do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, deu-se início ao 1º projeto de modernização da CASEMG, visando à redução de custos com armazenagem de produtos ensacados, e à carência de espaço físico para formação de estoques no estado de Minas Gerais. Novas edificações com silos de alvenaria e metálicos foram construídas em extensa área que hoje é um quarteirão entre as ruas Dona Luiza, Rio Grande do Norte, Barão do Rio Branco e Mato Grosso, no Bairro Cristo Redentor. Neste endereço, a empresa funcionou até 11 de março de 2016, quando foi transferida para a Rodovia BR-354, na saída para Presidente Olegário¹.

NOTA: Em 2020 o Governo Estadual encerrou as atividades da CASEMG em Patos de Minas. Leia “Abandonado, Armazém da CASEMG é Depredado”.

* 1: A unidade (terreno com área de 16.700 m²) foi a Leilão Presencial/Online nº 005/2015 e Processo Licitatório nº 113/2015. O lance inicial do imóvel foi de R$ 6.760.000,00. Não foi possível saber o valor da negociação. Venceu o Grupo ABC.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fontes: Casemg.gov.br e Fábio T. Vinhal (Gerente Operacional).

* Foto: Arquivo da CASEMG.

Compartilhe