ARARA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

Desde a Antiguidade a Arara fascina o homem pelo colorido de suas penas. Há citações sobre essa ave na literatura hindu do ano 3000 a.C. Consta que as primeiras espécimes chegaram à Europa em 327 a.C., pelas mãos de um soldado do exército de Alexandre, o Grande, após a campanha contra os persas, na Índia. A partir daí, o tráfego de aves da Ásia para a Europa não parou. Ter uma Arara era sinal de muita riqueza. Ao chegar ao Brasil, Pedro Álvares Cabral trocou, com os índios brasileiros, bugigangas trazidas da Europa por uma Arara Vermelha. Ela fez muito sucesso na corte portuguesa. Entre os índios brasileiros, as penas da Arara são peças importantes no vestuário.

A Arara pertence à família dos Psitacídeos e é parente bem próximo do Papagaio. Ela também pode imitar a voz humana e os sons de outros animais, além de assoviar. Para se comunicar entre si, emitem sons estridentes. Vive nas florestas tropicais e equatoriais do planeta. No Brasil, podemos encontrar espécies no Cerrado, no Pantanal, na Floresta Amazônica e na região da Mata Atlântica. Na Natureza se alimenta de frutas, sementes, larvas, flores e brotos. O bico forte permite que ela quebre os frutos mais duros e escave o tronco das árvores para comer larvas de insetos.

Pode chegar a 1 metro de comprimento. Tem língua carnosa e cauda longa em forma de espada. Seu voo é pesado e curto, porque tem pouco fôlego, mas é capaz de fazer curvas fechadas. É uma ave trepadora, que se move agilmente entre os galhos das árvores, graças ao formato das patas, com quatro dedos formando uma pinça, e ao bico em forma de gancho. Adora fazer acrobacias e tomar banho de chuva. Vivem em pequenos grupos que, na época de reprodução, se dividem em casais fiéis, permanecendo juntos por toda a vida até que a morte de um deles os separe. Fazem ninhos no oco de árvores e em buracos nos barrancos. Geram uma ninhada por ano. A fêmea põe de dois a três ovos, e os filhotes nascem de trinta a 35 dias depois. Com seis meses de idade já são animais adultos. Podem ultrapassar os sessenta anos de idade. Em cativeiro, os filhotes são alimentados com papinha específica para Psitacídeos, através de uma seringa sem a agulha. Já as araras adultas se alimentam de sementes e frutas.

Para se ter uma Arara como animal de companhia é necessário autorização do IBAMA e respeitar as exigências. O viveiro deve ter no mínimo 2 m² por ave, com piso de terra batida ou cimento liso; vegetação arbórea; troncos e galhos para brincar; sombra parcial; água renovável, inclusive para banhos. Existem criadores autorizados pelo órgão ambiental para criar e reproduzir Araras.

No momento da compra, peça o documento “Autorização de Uso e Manejo” com o nome da ave. Esta deverá possuir a anilha. O vendedor deverá fornecer a Nota Fiscal com o nome popular e científico do animal silvestre, data de nascimento, sexo, tipo de identificação e o número dela (confira se a marcação do animal é a mesma que está na nota de venda). O IBAMA só permite a criação e reprodução de Araras em cativeiro de apenas duas espécies: a Arara Vermelha e a Ararauna. Em relação à Arara Azul, é possível encontrar criadores com licença, mas são raros, pois as exigências são muito mais rigorosas.

* Fontes: Escola.britannica.com.br e Mapadosbichos.com.br.

* Foto: Ultradownloads.com.

Compartilhe