ANUNCIADA A VINDA DOS MARISTAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A1O clichê ao lado é a reprodução da planta do grandioso edifício do novo Ginásio Nossa Senhora de Fátima que será construído à Avenida Major Gote, no Bairro do Rosário, nesta cidade, e cujas obras serão iniciadas ainda no curso do corrente ano.

Satisfazendo ao velho anseio do povo de Patos e outrossim vindo ao encontro da urgente necessidade de um bom educandário nesta rica zona, os beneméritos Irmãos Maristas que dirigem os melhores estabelecimentos de educação em todo o Brasil, cumprindo uma velha promessa, vão iniciar a construção de um grande ginásio nesta cidade. A obra, que ainda este ano será começada, visará em primeiro lugar conseguir acomodações suficientes para o externato do educandário. Desta maneira será abreviada a instalação do Ginásio, cujas obras de vulto e portanto, dispendiosas, serão atacadas sem interrupção, de maneira a ficarem prontas dentro de curto prazo.  Acaba de estar nesta cidade o competente engenheiro dessa grandiosa construção, o Revmo. Irmão Julio, que vem dirigindo a construção de vários Ginásios da Congregação, em São Paulo e Minas.

Finalmente, dentro de pouco tempo Patos terá o seu Ginásio de primeira ordem, sob a competente direção dos eméritos educadores, que são os Irmãos Maristas, e que virá beneficiar de maneira especial toda esta populosa e vasta zona de Minas, tão desprovida de educandários.

Nota-se, infelizmente, que em Patos o progresso vem se operando apenas no setor material, faltando-lhe o principal, que é o progresso espiritual e cultural. A nossa mocidade vai crescendo sem certa instrução e cultura, agravada com a circunstância de serem pouquíssimos os que se acham em condições de mandar um ou mais filhos para estudar lá fora, nesta época em que será necessário despender enorme soma de dinheiro para manter-se o aluno em qualquer ginásio, noutra localidade.

Patos está, portanto, de parabéns, e bem assim todos os municípios desta vasta zona, que ainda não possuem um bom ginásio para a educação de seus filhos. Que seja iniciado, quanto antes, a construção do grandioso edifício do “Ginásio Nossa Senhora de Fátima” e, então, com intenso júbilo, poderemos cantar o nosso “Te Deum Iaudamus” em ação de graças por tão grande e assinalado benefício para a nossa cara terra.

* Fonte e foto: Texto publicado na edição de 24 de maio de 1956 do Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do UNIPAM.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in