NOTAS DA “FOLHA DE PATOS” EM NOVEMBRO DE 1941

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

No Tupam, há tempos, por qualquer beijo ou beijóca, que se nos apresentasse a tela, certos “fans” (crianças pela idade e pelo espirito) deixavam sair aos quatro ventos os mais “fortes” adjetivos… Estes, entretanto, tiveram termo, com a ação enérgica do empresario. Mas, pouco a pouco, vêiu e tomou vulto outro fator a perturbar a ordem que em nossa elegante casa de diversões não pode ser quebrada. E’ que diversos espectadores, do inicio ao término das sessões, comentam em voz alta as diversas passagens da fita, quando não prognosticam o desfecho da mesma, com o mesmo “tom oratório”. E’ preciso, pois, que mais esse defeito se corrija antes que nova “ordem” se faça sentir… A propósito, aí fica a sugestão de gentil senhorita, “habitué” do Tupam: E’ facil, amigo, a solução para o problema. O Olavo acolherá, com prazer, esses fanáticos “speakers”!

Acaba de ser concebida autorização ao Rádio Clube de Patos para funcionar em período pré-inaugural, iniciado no dia 31 último. Os dirigentes da nossa emissora estão iniciando as providências para a inauguração, que vai constituir acontecimento de relevo na nossa vida. E’ com muita satisfação que “Folha de Patos” leva ao conhecimento de seus leitores o fato que acaba de se verificar¹.

Acaba de ser organizado um novo escritório técnico-comercial , em cuja chefia estão os senhores José Juca Borges, Carlos Santos e dr. Joseph Borges de Queiroz. A nóvel entidade profissional tem por objetivo oferecer os seus serviços no campo da advogacia, assuntos fiscais, representações, agenciamentos, procuratórios, escritas e seguros, e a ela foi dada organização moderna capaz de atender com rapidez a todos serviços que lhe forem confiados.

Não se discute, a nossa Patos civiliza-se extraordinariamente. Civilizar, todavia, não significa apenas progredir… Há sempre norma para tudo; não se avança “ao Deus dará”. As criânças de nossa terra, por seus responsaveis precisam sabe-lo. Isto porque, e não deixa de ser interessante, meninos ainda, abandonando o biblioquê, o jogo de tento e o papagaio, agora estão com o habito de (… como si fossem velhos “D. Juan”) parar pelas esquinas e, ao passar desta ou daquela senhorinha, dizerem: “Y Love You”! Esse fato, contra o qual já vem, muito justo, reclamando as jovens patenses, não pode se verificar mais. E nisto não está uma grande, uma singular exceção do progresso que se deve respeitar?

Viajou, no dia 28 de outubro, para a capital do Estado, o Prefeito Fonseca Sobrinho, a serviço do município, e principalmente para entabolar negociações com empresas especialistas no tocante à montagem de usina e novas instalações elétricas nesta cidade, nos termos do decreto que há pouco baixou. Em sua companhia seguiram o dr. Delfim Borges da Fonseca, advogado e um dos nossos redatores; dr. Alberto Bouchardet, engenheiro civil, e o sr. Ataualpa Dias Maciel, secretário da Prefeitura. Aos distintos viajantes, os nossos votos calorosos de feliz êxito na elevada e simpática missão².

João da Rocha Filho e irmãos, agradecem sinceramente a todos seus parentes e inumeros amigos que os confortaram durante a enfermidade e passamento de sua inesquecível mãe Ambrosina da Rocha Filgueira, bem como agradecem as pessoas que compareceram à missa de 7.º dia.

Antonio Ferreira Maciel avisa que está a disposição de seus pacientes a começar de 3 do corrente, das 8 às 10 e 13 às 16 horas e meia.

Numa dessas noites, enluarada, gostosamente tropical, três vacas saídas não se sabe donde, resolveram, de novo, a “passear” pelo jardim público³. Até os animais, é verdade, voltam-se contra a atualidade. Recordam-se dos tempos idos, quando o “largo” lhes era franco. Que isso aconteça (… pois no Rio de Janeiro onça e outros animais têm, com surpreza de todos, surgido em pleno coração da cidade), mas porque, nessas suas “recordações, a triade de vacas patenses, vem sempre à noite? Precisam, pois, tomar cuidado esses bovinos. O Nicodemos, com razão, não quer saber mais dessas “recordações”, que se vem tornando habituais.

* 1: Leia “Rádio Clube de Patos”, “Inauguração da Rádio Clube de Patos – Revisão da Data”, “Baile de Inauguração da Rádio Clube de Patos” e “1.º Endereço da Rádio Clube de Patos”.

* 2: Leia “A Questão da Usina das Lages”, “Chegaram as Máquinas da Usina das Lages” e “Usina das Lages Está Pronta”.

* 3: Localizava-se à Avenida Getúlio Vargas onde hoje está o Coreto. Leia “Sobre o 1.º Coreto e Jardim Público”.

* Fonte: Notas publicadas na edição de 02 de novembro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Capa do 1.º número do jornal Folha de Patos, publicada em 26/08/2015.

Compartilhe