NOTAS DA “A DEBULHA” EM MAIO DE 1980

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Agora é hora de festa. Festa Nacional do Milho. Toda a cidade já se encontra de roupagem nova para receber os nossos visitantes. Tudo é novo. Tudo é festa. Seis lindas garotas de nossa sociedade encarregadas de receber os nossos visitantes, estão sendo treinadas pela sra. Rosa Maria Tibúrcio Moro, pelo colunista Delfim José, pelas srtas. Alice Teixeira e Lusmar Costa. São elas: Maria Tereza, Maria Amélia, Rosa Maria, Flávia, Maria da Glória e Sueli.

Um destaque em nosso mundo social – Delfim José, o D. Jota. Colunista que muito tem trabalhado pela promoção de nossa sociedade, merece hoje ser destaque em nossa coluna. É uma justa homenagem que lhe prestamos, Delfim José. Continue promovendo a nossa sociedade, a nossa gente, a nossa cidade.

Com o apoio do Centro de Estudos Supletivos de Patos de Minas (CESU) foi criado o CINE-CLUBE, cujas projeções são realizadas em sua biblioteca aos domingos, às 19 horas. Pela frequência que a cada projeção, torna-se mais elevada, percebe-se que esta atividade cultural está sendo bem aceita. No CINE-CLUBE são projetadas películas que dificilmente seriam apresentadas pelo circuito comercial. É exatamente ai, no chamado cinema paralelo, que o cineclubista explora os temas que certamente não teriam interesse para o público consumidor. Este público acostumado com os espetáculos cinematográficos, principalmente os hollywoodianos, se deixa massificar e perde o interesse pelo cinema nacional, pelo documentário ou pelo filme educativo. Filmes focalizando temas sociais, políticos, artísticos ou didáticos, filmes de embaixadas, tudo é material que o cineclubista utiliza em sua busca da realidade sócio-política e cultural.

Está indo muito bem o Cine-Clube de Patos de Minas com funcionamento provisório no CESU, na R. Major Gote, 1091. Em todos os domingos, às 19 horas, há exibições sempre de bons filmes. A turma que comanda o Cine-Clube é muito bem intencionada.

Em virtude da não criação de novos cursos superiores em Patos de Minas, nossos estudantes que terminam o 2.º grau, ou à beira de fazê-lo, se mandam. Com isso, Patos de Minas sente-se desfalcada no seu meio estudantil de atletas dos diversos esportes especializados. Mas como a raça é forte e a safra forte, ainda os temos.

Mostrando que a atual gestão na Casa dos Estudantes Patenses pelo menos é mais contagiante que as últimas, já se apresentaram duas chapas para concorrer à próxima eleição logo agora no meio do ano. As duas chapas já se movimentam, e começam a esquentar a cidade. TUFÃO (trabalho, união, força, ação e organização) apresenta Nelson Morais como presidente e o João Batista como Vice. UEP (União dos Estudantes Patenses) apresenta como presidente João Timóteo e Arnaldo Alves como Vice.

A posse da nova diretoria do Esporte Clube Mamoré acontece a 13 de junho, quando o alvi-verde comemora o 31.º aniversário. O primeiro candidato é Sebastião Simão dos Santos (Tião do Jaime). Ele foi procurado por vários torcedores e aceitou candidatar-se, apresentando ao mesmo tempo nomes de alguns colaboradores: José Bonfim dos Santos, Waldir Ribeiro de Amorim, Moacir Vasconcelos e outros. Tião do Jaime foi fundador e dirigente do Esporte Clube São Vicente, que paralisou as suas atividades por falta de Estádio. Com o apoio dos esmeraldinos, ele espera executar um trabalho de base, começando pela recuperação total do Estádio “Waldomiro Pereira”.

O gigante Social. Diretoria atuante. Trabalhadora. Tendo à frente o incansável Antônio do Valle, o Social, cartão de visitas da cidade, reabrirá as suas portas, totalmente remodelado, dia 23, para um baile com o conjunto “Placa Luminosa”.

Dias 22 e 24 pertencerão ao Caiçaras, lá no alto da Colina. A cargo do conjunto “Sinal Aberto” o Caiçaras promoverá estes dois bailes, e dia 24 haverá a segunda votação para a eleição da Rainha do Milho e Rainha do Fosfato.

Um nome que é destaque no nosso meio artístico. Beto, (O Pequenino), é grande em suas criações. Encarregado agora das decorações do Caiçaras. Sucesso antecipado!

Justo prêmio o recebido pela Copave pelas suas vendas e promoções durante o ano de 1979. O prêmio, uma viagem ao Chile, foi sorteado entre os seus colaboradores da imprensa escrita e falada sendo contemplado o sr. José Paschoal Borges de Andrade.

Casais que têm sempre sido destaque em nossa sociedade: Dr. Luiz (Suzel) Spegiorin; Dr. Adelpho (Amélia) Miranda; Dr. Silvio (Rosana) de Deus; Dr. Waldomiro (Aparecida) Fonseca; sr. Arlindo (Maria Célia) Porto; sr. Roberto (Wilma) Fonseca; sr. Ricardo (Beatriz) Marques; Dr. Rubens (Lecíria) Soares; sr. Antônio (Marília) do Valle; Dr. Ubaldino (Ana Maria) Mesquita; Dr. Waldemar (Marli) Rocha; sr. Pedro (Cleide) Maciel; sr. Paulo (Heloísa) Lima Verde; sr. Wagner (Ma. De Lourdes) Lima Verde; sr. Donaldo (Gessimar) Teixeira; sr. Sérgio (Ma. Laura) Franco; sr. João (Maria Aline) Nazário; Dr. Elber (Janete) Cordeiro.

Grupo Canto-Chão, composto por músicos patenses, vem batalhando no propósito de espalhar a música popular (autoria deles mesmos), marcada por um estilo folclórico e ao mesmo tempo romântico. Dia 24 de maio, eles estarão se apresentando novamente. Agora será na Rádio Clube de Patos, às 20:00 hs. Não Percam.

Será inaugurada brevemente, no Edifício Antônia de Carvalho, a Academia de Ginástica Rítmica a cargo da ginasta Lúcia Queiroz. Sabemos que o seu 1.º curso foi um sucesso.

* Fonte: Notas de Terezinha de Deus Fonseca, Lourdes Fonseca, José Afonso, Edson Geraldo, Inez Marina, Marco Antonio, Vicente de Paulo e Adamar Gomes publicadas na 1.ª edição de 15 de maio de 1980 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doado por João Marcos Pacheco.

* Foto: Capa do 1.º número da revista.

Compartilhe