QUADRILHA DE LADRÕES EM 1908

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1908)

Numerosa quadrilha de ladrões tem percorrido este municipio, em diversos pontos, furtando animaes. No districto do Areado¹ furtaram de uma só vez nove animaes, que felizmente, foram tomados em S. Rita², por tres homens que arriscando a propria vida seguiram no encalço dos gatunos conseguindo tomarem os animaes que foram restituidos a seus donos. Depois disto foram encontrados no districto de S. Rita, por pessoa fidedigna, de quem colhemos esta noticia, mais quatro individuos conduzindo 10 animaes. Dizem que são ciganos domiciliados no Estado de Goyaz.

Registramos esta noticia somente por dever de officio; não pedimos providencias a quem quer que seja, por que descremos da acção da justiça. A auctoridade local, embora manifeste bôa vontade, não pode agir porque não tem forças para atacar a quadrilha que é numerosa e bem armada, e a propriedade alheia continuará a soffer. Não é a primeira vez que essa quadrilha percorre este municipio furtando animaes; daqui ha pouco ella voltara mais numerosa ainda e sciente do nenhum risco que corre de ser perseguida, não hesitará em atacar a vida do cidadão, invadir os lares, onde deixará a deshonra  de envolta com a miseria.

Oxalá que assim não aconteça, mas é o que prevemos em vista do completo descaso dos altos poderes do Estado para com o povo do interior, que contribue com avultadas sommas, proveniente de onerosissimos impostos, para sustentar superfluos e numerosos batalhões, por mero luxo, nas grandes cidades.

* 1: Oficialmente, o distrito foi incorporado ao Município de Patos de Minas pela Lei n.º 2.656, de 04 de novembro de 1880, com a denominação de Dores do Areado. A Lei n.º 843, de 07 de setembro de 1923, deu-lhe o nome de Chumbo. Mas até hoje, a maioria se refere ao Chumbo como sendo Areado.

* 2: O distrito de Santa Rita de Patos pertenceu ao Município de Patos de Minas até a data de 17 de dezembro de 1938, quando foi desmembrado pelo Decreto-Lei Estadual n.º 148, transformando-se no Município de Presidente Olegário.

* Fonte: Texto publicado com o título “Quadrilha de Ladrões” na edição de 29 de março de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Pagina–um.blogspot.com.

Compartilhe